lqes cultural

cultura das ciências

links culturais

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

O LQES NEWS e o LQESWebsite se associam às manifestações e comemorações do Ano Internacional da Química 2011. Efetivamente, a Química tem muito o que festejar, por sua intensa e decisiva contribuição à Sociedade. Senão, vejamos: o que seria de nossas vidas sem os fármacos, sem os plásticos, sem a produção de alimentos, sem os materiais, sem os pigmentos? Um mundo em preto e branco, não dá nem para pensar, não é?

Nesta nova rubrica do LQES NEWS - Ano Internacional da Química 2011 -, que atravessará todo o ano de 2011, procuraremos trazer novidades, curiosidades e informações sobre o mundo da Química, ligadas à sua história, seus personagens e, porque não dizer, às suas façanhas ao longo de todo o seu desenvolvimento.

Vamos, pois, comemorar intensamente este importante evento, que dá enorme visibilidade ao dedicado trabalho de Químicos e Químicas ao redor do mundo.

Nunca é demais reafirmarmos uma singularidade excepcional da Química: graças à sua enorme capacidade de transformar a matéria, ela cria, estuda e aplica seus próprios objetos de criação!

Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico do LQES NEWS e LQES Website

Ano Internacional da Química 2011.

# Mais uma homenagem a Madame Curie. Exposição no Museu Nobel vai até fevereiro de 2012.

# Procura-se criatividade.

# Resultados parciais do Experimento Global da Água - pH do Planeta.

# Mais um selo postal em homenagem a Marie Curie.

# Química de oportunidades.

# Fármacos para Doenças Negligenciáveis.

# Sabores e Perfumes.

# Doenças negligenciadas e os desafios no desenvolvimento de novos medicamentos.

# Inovação deve surgir no espaço entre empresa e universidade, diz ganhador do Nobel.

# Quatro Nobéis e jovens promissores se reúnem ao redor da ciência do futuro.

# A sociedade precisa de mais ciência, afirmam Negishi e Schrock.

# Química medicinal : desafios e perspectivas.

# Gilbert Newton Lewis. O teórico da ligação química e da valência.

# Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa homenageia o AIQ 2011.

# A programação do Ano Internacional da Química AIQ 2011 está intensa.

# Pequenas ferramentas para grandes usos.

# Kit do Experimento Global "pH do Planeta" tem grande demanda.

# "Química medicinal: desafios e perspectivas" é o tema que será abordado no terceiro evento da série organizada pela FAPESP e Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

# Jaber Ibn Hayyane, um químico mundialmente reconhecido.

# Ciclo de Conferências - Ano Internacional da Química 2011 (AIQ 2011).

# Documentos que valem ouro.

# Lançamento do Ano Internacional da Química (AIQ-2011) no Brasil.

# Você sabe quem foi Jean-Baptiste Perrin ?

# Marie Salomea Sklodowska-Curie : Biografia e Trabalhos - Parte I.

# Marie Salomea Sklodowska-Curie : Homenagens - Parte II.

# Laboratório Chimico do Museo da Ciência da Universidade de Coimbra.

# Laboratório químico-prático do Rio de Janeiro - primeira tentativa de difusão da Química no Brasil (1812 -1819).

# Laboratório de Química do Século XIX.

# Mais homenagens à Marie Curie.

# Em 2011, Linus Pauling completaria 110 anos !

# Transmutação dos Metais: um velho tema revisitado.

# Breve história dos usos medicinais do ouro.