LQES NEWS - Ano II - número 27 - 05 de fevereiro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Entendendo melhor o funcionamento do estômago: um estômago virtual.
Engenheiros e médicos se juntam para melhor conhecer este órgão. A RMN novamente entrou em cena ! semicondutores.

# Elementar meu caro Watson !
Royal Chemical Society outorga título de Membro Honorário a Sherlock Holmes. Sim, aquele mesmo, o detetive.

# Cozinha a altas temperaturas : sabores e cores.
Parece que há algo mais no reino das batatas fritas : a acrilamida.

# Microcápsulas para transporte de medicamentos : já podem ser feitas sob medida !
Coloidossoma é o nome do novo tipo de microcápsulas, cujas características podem ser mudadas em função do tipo de medicamento.

# A água pode dissolver nanotubos de carbono.
Pesquisadores japoneses conseguem o feito, utilizando ultra-som.

# Você sabe o que são "diamantóides" ?
De vilões no entupimento de dutos de petróleo, tornam-se muito interessantes para a indústria farmacêutica e de semicondutores.

# Glóbulos vermelhos artificiais : mais uma grande possibilidade da
nanotecnologia.
Possivelmente, num futuro próximo, as transfusões não mais estarão à mercê de estoques de sangue disponíveis.

* Congressos
# Congressos selecionados, relacionados com a Química do Estado Sólido e Materiais, para o ano de 2003.

* Pontos de Vista
# Lucros na educação.
Publicado na Folha de São Paulo de 27 de janeiro, o texto fala das maiores universidades brasileiras e aponta para a necessidade de um maior rigor, visando à formação de melhores profissionais.

# Fusão de Universidades como de empresas ?
O Imperial College e a University College London (UCL), ambos de Londres, Reino Unido, pensam em se fundir para serem "a primeira universidade do mundo".

* LQES Responde
# Abreviaturas de Periódicos Indexados.
O Portal LQES oferece à comunidade uma versão, quase completa (versão 1.0), de seu Arquivo de Abreviaturas de Periódicos Indexados, relacionados com Química e afins, apresentado em ordem alfabética.

LQES NEWS - Ano II - número 28 - 17 de fevereiro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Detecção de um único elétron : mais uma conquista da eletrônica em escala nanométrica.
Pesquisadores da Universidade de Toronto conseguem tal feito usando nanopartículas de ouro.

# Mais uma aplicação das microcápsulas : produtos agroquímicos.
A tecnologia em questão permite a liberação progressiva de agroquímicos, minimizando sua presença nas valas de escoamento.

# Biochip na cerveja ? Não ! Fabricação de cerveja controlada por biochip !
A Siemens (da Alemanha) resolveu dar uma folga aos mestres cervejeiros !

# Biogás já pode ser dessulfurizado : a eliminação do problema pode aumentar, e muito, seu consumo.
Um processo misto - químico e biológico -, é usado para eliminar o ácido sulfúrico.

# As aranhas avisam : tecemos fios mais resistentes que os de aço !
A resistência dos fios da teia ultrapassa à do Kevlar, material usado na confecção de coletes à prova de balas !

# Que respiram, sabemos ! Mas... como ? Síncrotron põe fim à controvérsia sobre a respiração dos insetos.
Físicos e entomólogos americanos desvendam o mecanismo.

# MCT estimulará a produção de materiais que são importados.
"Ciência e tecnologia não são diversão de cientista, são pré-requisito para o desenvolvimento econômico e social do país", ressaltou o Ministro da Ciência e Tecnologia.

* Ponto de Vista
# Futuras inovações tecnológicas.
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul destaca a importância do fortalecimento do sistema de fomento à pesquisa, tanto no setor público, quanto no privado.

* Divulgação
# Ciência & Cozinha: a Gastronomia Molecular.
Grupo de pesquisa visando ao estudo desta temática nasce no Laboratório de Interações Moleculares do Collège de France (Paris).