Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano II - número 29 - 01 de março de 2003.

# Lançamento da Biblioteca LQES de MEMS (Sistemas Microeletromecânicos) e Lab-on-Chip.
São mais de 60 (sessenta!) obras que tratam desta instigante e promissora tecnologia de fabricação, dita: "de cima para baixo" (top-down), a qual é especificamente adequada para a integração - num mesmo chip -, de sistemas elétricos, mecânicos e químicos.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Pesquisadores da Espanha visitam o LQES e o Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IM2C).
Visita abre caminho para uma uma efetiva cooperação científica entre IM2C e o Departamento de Sólidos Porosos e Química de Intercalação, do Instituto de Materiais de Madri (CSIC).

# Mal de Alzheimer : já podem ser obtidas as primeiras "cartografias" da doença feitas com pacientes vivos.
Graça às técnicas de imageamento por RMN já é possível mapear e acompanhar a evolução desta doença que acomete milhares e milhares de pessoas em todo mundo.

# Branqueamento de dentes : um mercado em expansão !
Para se ter uma idéia, uma das fábricas destes produtos, nos últimos doze meses, teve um faturamento que chegou a 200 milhões de dólares !

# Pesquisadores japoneses desenvolvem técnica que leva à pilha a combustível recarregável.
O método permite recarregar a pilha de combustível, de modo que esta possa ser usada como um acumulador (de energia).

# Vêm aí novos debates éticos : agora é a vez da farmacogenética.
Uma, dentre as várias questões levantadas: a utilização da farmacogenética teria como conseqüência um aumento das desigualdades sociais face aos tratamentos ?

# Condução elétrica limitada do ADN (DNA) está relacionada com sua estrutura de dupla hélice.
Fazendo uso de aparelhos de fotografia ultra-rápidos, pesquisadores holandeses mostraram que a dupla hélice do ADN faz dele um sistema bastante dinâmico e caótico.

# Leucemia e Agente Laranja : ligação não somente clara, mas também reconhecida oficialmente.
As seqüelas da guerra do Vietnã e Camboja continuam presentes ! O preço das guerras é excessivamente alto e merece sempre profunda reflexão !

Ponto de Vista

* Divulgação
# Rumo aos fios condutores moleculares.
Dispositivos poliméricos fotoluminescentes são a rota para se atingir este objetivo.

LQES NEWS - Ano II - número 30 - 15 de março de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
#Afinal, devemos ou não ter medo das nanotecnologias ?
O debate está aberto e, certamente, promete.

# Criada uma armadilha para os intermediários reacionais: nanogotas de hélio superfluido.
A idéia dos pesquisadores ingleses foi congelar, mantendo, porém, a mobilidade.

# Já tomou seu cafezinho hoje ? Sim ou não ?
Os efeitos do café voltam novamente à arena de discussões.

# A dupla LED / OLED parece ser a bola da vez.
LED / OLED suscitam numerosas pesquisas. Os resultados são cada vez mais surpreendentes !

# Bulimia e anorexia : a serotonina mais uma vez entra em jogo.
Pesquisador canadense mostra que, nestes casos, os genes responsáveis pela produção do hormônio não são suficientemente ativos, o que marca a origem genética das enfermidades.

# Yes, não temos banana !
Yes, temos sim, ainda ! Mas ... por quanto tempo ? A fruta, nutritiva e largamente apreciada, corre seríssimos riscos. Resta-nos correr atrás do prejuízo, para tentar abortá-lo enquanto é tempo.

# Coordenador Científico do LQES recebe a Medalha Raymundo Moniz Aragão, do Instituto de Química, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e profere Aula Magna.
A solenidade de entrega da Medalha e a Aula Magna ocorreram no último dia 10, no Auditório do Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão.

Ponto de Vista

* Artigo de Opinião
# A obra intangível.
Para que se avalie um trabalho, não importa a natureza do mesmo, basta apenas que se observe o tempo consumido, a dificuldade momentânea de elaboração/realização... ou ter-se-ia que lançar mão de outros critérios ?