Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 51 - 16 de fevereiro de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Em publicações científicas de nível internacional, chineses ultrapassam franceses !
Esta - não tão surpreendente -, notícia foi dada no Seminário Anual dedicado á comunicação das estatísticas em C&T, organizado pelo Instituto de Informação para a Ciência e Tecnologia da China, realizado em Pequim, no final do ano de 2003.

# Já se fala em nanobalas, na guerra contra o câncer.
Partículas de silício, recobertas com ouro e iluminadas no infravermelho (próximo), constituem o novo arsenal.

# Nanoestruturas lançam luz para o exterior.
Nanofios de vidro mantêm parte da luz em seu interior e lança para fora parte dela, criando um halo luminescente.

# As algas ingressam na indústria de medicamentos.
Pesquisadores franceses apostam no poder das algas na produção de ácidos graxos.

# Batem à porta : mais dois elementos são candidatos ao ingresso na Tabela Periódica.
Ununpentium (Uup) e Ununtrium (Uut) são os seus nomes, mas ainda precisam de confirmação independente.

# Soja : da mesa às paredes !
Como grandes produtores, talvez valha a pena prestarmos atenção a esta aplicação da soja.

# Uma boa nova : poliestireno pode ser reciclado em estireno.
Apesar de pouco noticiada, indústria japonesa validou a viabilidade do processo em usina experimental que pode processar 750 toneladas de poliestireno por ano.

# Coordenador Científico do LQES é reconduzido ao Conselho Deliberativo do CNPq.
A posse (em recondução) ocorreu na última reunião do CD, no dia 12 de fevereiro.

Congressos 2004
Consulte a lista de Congressos para o ano 2004, relacionados à temática de Química de Estado Sólido e Materiais (Nanotecnologia). Não deixe de prestigiar a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, este ano realizada conjuntamente com o Congresso Latino-Americano de Química, em maio, em Salvador (Bahia).

* Ponto de Vista

Artigos de Opinião
# Universidade em perigo ?
"Precisamos de Universidade capaz de explorar as fronteiras do conhecimento", diz a Professora Wrana Panizzi, Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.