Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 60 - 01 de julho de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Portal da Unicamp destaca atividade do Instituto do Milênio de Materiais Complexos.
Colóquio do Instituto do Milênio de Materiais Complexos traça um perfil da Química Orgânica nos últimos 40 anos e aponta para o forte componente da interdisciplinaridade.

# Lançada campanha de combate ao produto irregular (pirata).
Cartilha produzida pela ANVISA alerta dona-de-casa sobre riscos de produtos químicos clandestinos fabricados "em fundo de quintal".

# O Brasil está nos céus da China ! Aviões regionais sino-brasileiros entregues em junho.
A China Southern Airlines voará com aviões ERJ145, fabricados pela joint venture formada pela Hafei chinesa e a Embraer brasileira.

# À busca de uma nomenclatura para as nanotecnologias.
Nanotubos, nanofitas, nanopós, nano-X. Apenas isso daria para "adivinhar" sobre o que estamos falando ? A necessidade de uma nomenclatura universal já se faz sentir.

# Petroquímica tem sua "pedra preciosa" : o zeólito IM-12.
Primeiro zeólito estável à alta temperatura, apresentando poros grandes e um sistema de 3 canais interconectados.

# Empresa brasileira lança biomembrana inédita.
Produto será usado na recuperação de lesões que vão desde feridas em diabéticos até restauração de tímpano.

# Morfossíntese : no laboratório, imitação das formas da natureza.
Com altíssima fidelidade, réplicas inorgânicas de esponja vegetal abrem o caminho para o uso destes materiais como macromoldes.

* Pontos de Vista

Editoriais
# Vacina paulista.
Editorial da Folha de São Paulo fala sobre o Instituto Butantan e a vacina contra a gripe.

# Fiocruz desenvolve medicamento para combate à anemia.
A anemia - embora associada a crianças com menor acesso à alimentação equilibrada e rica em ferro -, atinge crianças de todas as classes sociais devido à vulnerabilidade biológica própria da faixa etária. Uma solução : xarope de FeCl3 !

LQES NEWS - Ano III - número 61 - 16 de julho de 2004.

Em pauta

* Em Foco

Sob a rubrica Em Foco estão reunidos assuntos pautados na seção Novidades de C&T&I, específicos e/ou inter-relacionados.

Os Editores do Boletim Eletrônico LQES NEWS consideram que tais materiais serão de grande valia para todos aqueles que estudam, trabalham ou têm interesse pelos diferentes temas tratados pelo Boletim. Assim, oportuniza tais acervos reunindo todas as notícias veiculadas pelo site, desde sua criação, em março de 2001, propiciando uma avaliação geral - embora que, certamente, incompleta -, dos avanços de diferentes, relevantes e modernas áreas do conhecimento.

Neste número, Em Foco versa sobre :

# Fármacos, medicina e saúde.

São mais de 80 notícias que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS.