LQES NEWS - Ano III - número 58 - 01 de junho de 2004.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Feromônio pode eliminar praga da cana.
Pesquisadores brasileiros sintetizaram substância que pode "desconstruir" ciclo biológico da broca da cana.

# Passados quase 10 anos, o sonho se realiza : cabo supercondutor, resfriado com nitrogênio líquido, já é produto comercial !
Supercondutor, baseado em cobre e bismuto, coloca a Sumitomo como a primeira empresa a comercializar o produto.

# Colocaram nanopartículas de prata na cola. Resultado : circuitos ultrafinos podem ser fabricados sobre substratos poliméricos.
Cola com cerca de 80% de nanopartículas de prata é produzida por pesquisadores japoneses.

# Mera ficção ? Não ! O teletransporte quântico de dados é uma realidade.
Desconstrução e reconstrução de objetos ? Ainda não ! Mas de dados, sim !

# Sol em excesso pode ser prejudicial aos olhos.
Pesquisas mostram que a exposição excessiva ao sol pode causar degenerescência macular.

# Não fique de pé atrás : a Adidas colocou um super chip no seu mais novo modelo de tênis.
O preço é bem "salgado" : por volta de R$ 750,00. Gosto (e bolso) não se discute !

* Pontos de Vista

Editoriais
# Nova política industrial.
Vice-presidente da Abifina, Nelson Brasil de Oliveira, comenta alguns dos aspectos da nova política no que se refere ao setor de fármacos.

* LQES Responde

# Rastreando os traços escritos da ciência : o caderno de laboratório.
Os arquivos científicos contemporâneos estão na encruzilhada de numerosos questionamentos sobre a evolução do patrimônio escrito.

# Medidas da Política Industrial
Conheça na integra projeto de Lei de Inovação que tramita no Congresso Nacional.

LQES NEWS - Ano III - número 59 - 15 de junho de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Instituto de Química da Unicamp conta com mais dois Acadêmicos : agora são seis !
Em cerimônia com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, novos acadêmicos tomaram posse.

# Coordenador do LQES recebe a Medalha Simão Mathias, da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, na cerimônia de abertura da 27ª Reunião Anual, realizada em Salvador.
Homenageado proferiu a Conferência de Abertura para um público de mais de 1500 pessoas !

# Mudanças no universo das soldas !
Liga de estanho, prata e cobre : a solda sem chumbo parece ter futuro garantido.

# Síntese de metanol conta com catalisador mais eficaz.
Novo catalisador para a síntese de metanol aposta e ganha a corrida : deixa os catalisadores clássicos para trás !

# Descoberto novo estado quântico da matéria.
Historicamente previsto sob o nome de gás Tonks-Girardeau, pesquisadores alemães descobrem novo estado da matéria.

# A caminho de uma endoprótese vascular biodegradável !
Nova endoprótese vascular pode ser a solução para os casos de rejeição de "stents" tradicionais.

# ONU disponibiliza portal na Internet sobre segurança alimentar.
Contando atualmente com 15.000 artigos, traduzidos em várias línguas, o novo portal terá as informações atualizadas por instituições nacionais, autoridades reguladoras e organismos internacionais.

# Transformação de combustível comum em nanocombustível.
Gás residual de combustível pode ser reduzido 50%, com economia de consumo superior a 20%.

* Pontos de Vista

Divulgação
# Deficientes visuais têm agora uma nova aliada : a microeletrônica renova as esperanças.
Num futuro, não tão longínquo, cegos poderão ver a luz, graças à implantação de chips eletrônicos e ao desenvolvimento de retinas biônicas aperfeiçoadas.

# Conheça o Projeto da Lei de Inovação, que transita no Congresso Nacional.
Reconhecido por muitos como fundamental para o desenvolvimento industrial do país, ainda não é bem conhecido por todos aqueles que sentirão seus efeitos. Faça a sua avaliação !