Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 52 - 01 de março de 2004.

* Especial

Lançamento da versão 2.0 da Biblioteca LQES de Nanotecnologia.
Na versão 2.0 foram incorporados mais de 100 títulos ! Agora a Biblioteca repertoria mais de 220 obras, as quais são apresentadas, ano a ano, desde 1986 até os últimos lançamentos de 2004. Com um simples clique você chega à Biblioteca e conhece a contribuição que o LQES Website oferece para a divulgação desta instigante, atual, moderna e importante área do conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Pilhas a combustível de DMFC ganham "fôlego de gato" !
É isso mesmo : a Fujitsu aumentou de 200% o tempo de funcionamento de tais pilhas.

# Má notícia para morcegos : cientistas acabam de desenvolver o sangue artificial.
Transfusões isentas do risco de transmissão de vírus já podem ser objetivadas.

# Vírus utilizados para fabricação de nanoestruturas.
Vírus comum, geneticamente modificado, é usado como suporte na síntese de nanoestruturas.

# Nafta a partir de resíduos plásticos.
Japão gera 10 milhões de ton/ano de resíduos plásticos : reciclava 2/3 e promete dar conta do restante.

# Medicamento : como torná-lo novo de novo ?
Modo de administração inovadora pode transformar o velho em novo - e mais eficaz - medicamento.

# Bactérias "multiaptas" !
Escherichia Coli e Pseudomona Fragi tornam-se empresárias : agora produzem butanotriol.

* Ponto de Vista

Artigos de Opinião
# Relativizando Ciência e Comunicação
Cidoval Morais de Sousa, "ancorado numa postura mais relativista", vê a realidade científica como "aquilo que resiste ao teste de força das negociações que se travam nos laboratórios" (...). Conheça sua posição, lendo o texto na íntegra.

# Sobre lobbies na universidade
"Um dos maiores obstáculos quando se tenta mudar as coisas no mundo universitário são os lobbies", diz o filósofo Ruy Fausto.

LQES NEWS - Ano III - número 53 - 16 de março de 2004.

* Especial

O LQES Website comemora 03 anos no ar !
Conheça o "meio de reação" e os "catalisadores" que deram origem a este "produto" em 2001.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
Modulador óptico : um "revival" para o silício ?
Freqüências de 1 gigahertz já foram atingidas e, ao que tudo indica, vai ser possível produzir esses dispositivos a preços muito mais baixos, o que permitirá a construção de redes ópticas de grande velocidade.

Para japoneses, resíduos de madeira transformam-se em fonte de metanol.
Grande empresa e Instituto de Ciência Industrial e de Tecnologia japoneses se unem para fazer disto uma realidade. Idéia : aquecimento e gaseificação da madeira.

Protótipo de comutador fabricado com nanotubos de carbono.
Segundo a Infineon, fabricante alemã de microprocessadores, o primeiro estágio já foi vencido. Contudo, ainda não há previsão para a chegada destes dispositivos ao mercado.

Na China, divulgação e vulgarização científica em massa pretende atingir todos os rincões do país.
Os números são verdadeiramente assustadores : só em 2003 foram feitas cerca de 179 mil conferências !

Além de biodegradáveis, ainda resistem ao fogo. Pudera : são os novos plásticos.
Hidróxido de alumínio adicionado ao processo de polimerização garante baixa inflamabilidade e funciona como retardador de chama.

Memória de 1 Gb e do tamanho de um selo de correio ? Sim ! Trata-se do Projeto Info-MICA.
Empresa japonesa tem como perspectiva atingir não só os 10 Gb mas também tornar estas memórias do tipo "escreve/apaga".

* Ponto de Vista

Editorial
LQES Website e LQES News, ao completarem 3 anos, se consolidam como importantes veículos da divulgação científica em Química ( e de sua cadeia do conhecimento).
De um pequeno, porém ambicioso, Projeto, estes dois veículos se tornam hoje "leitura de cabeceira" de grande número de pessoas. Os números de acessos confirmam. Confira !

Entrevista
Na era supramolecular e nanotecnológica o químico precisa reaprender a pensar quimicamente.
Entrevista inédita do Professor Henrique Toma, do Instituto de Química da USP, ao LQES NEWS, abordando diferentes aspectos de sua especialidade, como também a questão da interdisciplinaridade, formação e financiamento à pesquisa.

Divulgação
Mapeamento elementar de secção de tronco de árvore de região poluída de Campinas, SP, revela alterações ambientais de história recente.
Pesquisadores da Unicamp, através da Fluorescência de raios-X, realizam mapeamento dendroquímico de árvores de rua.