LQES NEWS - Ano III - número 68 - 01 de novembro de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanotecnologia : quando tamanho não é documento.
Coordenador Científico do LQES abriu o ciclo de palestras da I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Universidade de Brasília.

# Nanotubos de carbono monodimensionais.
A novidade foi anunciada pela Academia de Ciências da China.

# Fibras ópticas que transmitem filmes em segundos !
Firma japonesa desenvolve tecnologia que permite chegar a 40 Gigabits/segundo.

# Pesquisadores brasileiros dão importante passo para a compreensão dos nanotubos de óxido de vanádio.
Trabalho de colaboração entre o Laboratório de Química do Estado Sólido, da Unicamp, e o Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará será publicado no próximo número da prestigiadíssíma revista Nano Letters, da American Chemical Society.

# Malária em cena novamente.
Nova molécula contra a malária promete ser mais barata, com a vantagem de ser sintetizada em laboratório.

# Cuidado ! Paredes não têm apenas ouvidos: agora também têm olhos.
Trata-se, como se vê, de um "dom" absolutamente singular, conferido às paredes pela jovem empresa francesa Simag.

# "Bionanopartícula" declara guerra ao terror das maioneses !
Nanoestrutura de silício, associada a anticorpos, torna-se fluorescente quando em contato com ínfimas quantidades de bactérias.

# Uma alternativa para as baterias de dispositivos implantados : vem aí o regulador cardíaco solar.
Combinação de fibra óptica e célula voltaica - do tamanho de um grão de lentilha -, é a base desse desenvolvimento.

# Informações li-te-ral-men-te debaixo da pele.
Dispositivo implantado sob a pele permitirá que se tenham informações médicas sobre pacientes.

# Colóquio do Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IM2C) tratou da questão da Metrologia no Brasil e de sua relação com a química, materiais e nanotecnologia.
João Alziro Herz da Jornada, Diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, discutiu a nova política do órgão, que objetiva fazer face aos desafios do país, em consonância com a nova política industrial.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# A necessária revolução do computador pessoal.
Como aumentar o conforto de trabalho sem aumentar o peso, diminuir o tamanho e o consumo de energia do seu PC é tema de discussão levada a termo pelo senador francês René Trégouêt.

# América Latina triplica produção científica.
Estudo feito pela National Science Foundation (NSF) mostra que o número de artigos científicos publicados por pesquisadores de países latino-americanos, de 1988 a 2001, teve o maior aumento de todas as regiões em desenvolvimento. No Brasil, a produção qua-dru-pli-cou !

LQES NEWS - Ano III - número 69 - 16 de novembro de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Alemães vão construir um laser para a região de raios-X.
O laser de "elétrons livres" atuará na faixa de comprimento de onda de 6 a 0,058 nanômetros e será construído junto ao laboratório síncrotron DESY, em Hamburgo.

# Conflito de interesses nas revistas científicas : um assunto cada vez mais sério.
Environmental Health Journal (EUA) penaliza autores que omitem conflito de interesses.

# Drogas étnicas suscitam temor de racismo.
Os EUA podem aprovar em 2005 a primeira droga étnica do mundo. Chamada BiDil, ela é indicada para o tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, mas somente em negros.

# EUA estão colocando ordem no assunto. Nanotecnologias têm o benefício de uma classe especial de patentes.
Para enquadramento na nova categoria : pelo menos uma dimensão menor que 100 nanômetros e característica inovadora ligada diretamente à escala nanométrica.

# Gato antialérgico ? É isso mesmo !
Prevenir ou combater a alergia a gatos - para quem não pode viver sem um bichano de estimação -, não será mais problema : o gato antialérgico está a caminho !

# Avanços nas nanotecnologias : fitas de DNA para computadores miniaturizados.
Pesquisadores irlandeses, em Dublin, "cultivam" nanoestruturas de grande precisão, que podem ser usadas em novas gerações de computadores.

# SBQ e CGEE realizam Workshop para avaliar o futuro da pesquisa em Química no Brasil.
Academia, Governo e Setor Produtivo debateram por dois dias no CRQ-IV, em São Paulo, as perspectivas da Química para a próxima década.

# Proposta a criação de uma Escola Argentino-Brasileira de Nanotecnologia.
A idéia da criação do Centro Brasil-Argentina de Nanociência e Nanotecnologia parece ter sido a de maior impacto surgida na reunião promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Associação Argentina para o Progresso da Ciência (AAPC).

# Colóquio do Instituto do Milênio de Materiais Complexos discute importante tema sobre semicondutores e oportunidades do Brasil no setor.
Wanderley Marzano, Diretor Presidente da Aégis Semicondutores Ltda., levantou os principais problemas do setor e as perspectivas para o futuro.

* Pontos de Vista

# Lei de Inovação
Editorial publicado no jornal Folha de São Paulo, de 13 de novembro de 2004.

# Insetos também contribuem na luta contra o câncer.
Biodiversidade dos insetos permite montar "entomoteca" com mais de 14.000 moléculas puras, extraídas ou inspiradas nelas.

* Vivência LQES

Imagem do mês
# Veja um interessante exemplo de material nanoestruturado.