LQES NEWS - Ano IV - número 72 - 16 de janeiro de 2005.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre:
# Energia
São mais de 70 notícias que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# A Lua, musa inspiradora de muitos, poderia vir a ser uma fonte de energia para a Terra ?
Recente colóquio realizado na Índia levanta esta questão. O 3He (Hélio 3) pode ser parte da resposta.

# Benzeno novamente na berlinda. Baixa exposição pode trazer problemas à saúde ?
Está provado que a forte exposição sim. As dúvidas agora recaem sobre as baixas exposições, comuns em diferentes ambientes de trabalho.

# Carne bovina sob estrita vigilância.
Pela saúde, vale tudo ! Até colocar etiquetas eletrônicas nas embalagens de hambúrgueres.

# Novo chip da Toshiba usa DNA integrado à tecnologia de semicondutores.
O chip é capaz de detectar o DNA em concentrações bastante baixas.

# A injeção agoniza ?
Nanomaterial híbrido, composto de dendrímeros e material poroso, concebido por pesquisadores canadenses, abre as portas para a solução.

# Olympus acaba de desenvolver um endoscópio do tamanho de uma pílula.
Depois disso, as endoscopias podem não ser mais olhadas com tanto pavor !

# Etanol celulósico.
O nome soa estranho, mais o combustível é o mesmo. Mais uma vez o meio ambiente agradece.

# Rumo às roupas de fios de nanotubos de carbono.
Valendo-se dos métodos tradicionais de fiação, os tecidos estão vindo por aí.

# Produção em massa de nanotubos de carbono: a tecnologia é da Samsung.
Nanotubos podem ser preparados em condições de temperatura e pressão ambientes.

# Nanotecnologia tem a primeira droga contra câncer de seio aprovada pelo FDA.
Nova esperança para pacientes de câncer metastásico de seio.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Nanopartícula pode ser tóxica, diz estudo.
Estrutura básica da nanotecnologia forçaria a constituição de radicais livres e ameaçaria células humanas. Conheça a opinião de Christine Evans-Pughe, do jornal inglês The Independent.

# Capital nacional perde corrida tecnológica.
Estudo mostra que 62% das empresas com participação estrangeira investem em inovação, contra 31,5% das brasileiras.

# Em tom de balanço.
Editores apresentam alguns números do LQES NEWS e do Portal LQES.

Divulgação
# Canção dos Beatles, "Polythene Pam", inspira a Royal Chemical Society para comemoração da síntese do polietileno.
Trinta e seis anos depois, a célebre personagem britânica tratada na música, volta com suas botas, mochila e vestido de plástico.