Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano V - número 109 - 16 de agosto de 2006.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# II Feira e Congresso Internacional de Nanotecnologia - Nanotec 2006 - será realizada de 6 a 8 de novembro próximo, no ITM Expo, em São Paulo.
O evento terá como novidade um show-room, no qual serão apresentados produtos que têm "nanotecnologia embarcada", tais como automóveis, eletrônicos, cosméticos, têxteis, etc.

# Sistema hormonal de homens e animais pode sofrer interferências de produtos químicos do meio ambiente.
Estudo europeu realizado pela Universidade de Göttingen (Alemanha) chega a importantes conclusões sobre o tema e confirma algumas suspeitas.

# Universidade do Texas na "ponta da linha" da Nanotecnologia nos Estados Unidos.
Com investimentos da ordem de 35 milhões de dólares, começará a funcionar em setembro a mais nova unidade do Centro de Nanotecnologia daquela universidade.

# A hora e a vez dos "nanotubos de carbono brancos".
Grupo do Centro de Pesquisa em Nanoarquitectônica (Japão) afirma que os chamados "nanotubos de carbono brancos", ou "nanotubos de lipídeos", já poderão ser produzidos em grande quantidade.

# Arquivo mundial recenseará 30.000 produtos químicos.
A idéia é ter o maior número de informações acerca dos efeitos dos produtos químicos sobre o homem e o meio ambiente e criar uma rede mundial de informações.

# Eficiência na produção de hidrogênio pode aumentar graças a um novo fotocatalisador.
Nanopartículas de óxido de níquel, suportadas em compostos de tântalo, abrem novas perspectivas para a geração do gás.

# Chips sobre plásticos : rumo à eletrônica flexível.
Inventada por engenheiros americanos, nova técnica de obtenção de filmes finos de semicondutores promete dar capacidade de sensoriamento, computação e imagiamento a um surpreendente ordenamento de materiais.

# Nanotecnologias a todo vapor : o Japão que o diga !
Segundo o Instituto de Pesquisa Nomura, é esperado um "chiffre d'affaires" da ordem de mais de 204 bilhões de dólares, em 2015, somente para o mercado japonês.

# Normalização das Nanotecnologias : os europeus estão saindo na frente.
Agosto de 2006 marca o início do Projeto NANO-STRAND, que será coordenado pelo DIN (Deutsches Institut fur Normung), da Alemanha.

* Pontos de Vista

Divulgação
# O Boticário investe R$ 14 milhões para conquistar mercado de cremes para o rosto.
Tempo de pesquisa e desenvolvimento de 2 anos para a geração da Linha Active, composta por 19 produtos.

* Vivência LQES

LQES Index
# Notação de Kröger-Vink para Defeitos Pontuais em Sólidos Iônicos.
Diversas propriedades dos sólidos iônicos são dependentes de seus defeitos. Acesse a notação aceita internacionalmente para especificá-los.

LQES NEWS - Ano V - número 108 - 01 de agosto de 2006.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES

# No Brasil, grande salto nas Nanotecnologias : Unicamp dá partida ao primeiro Microscópio FIB do hemisfério sul.
Custando cerca de 1 (hum) milhão de dólares, o equipamento foi financiado pela Fapesp- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

# Sílica e seda de aranhas : combinação inusitada ?
Bioengenheiros americanos criam uma nova proteína híbrida.

# Concurso Nano50 premia tecnologias, produtos e pesquisadores nas Nanotecnologias.
Pela segunda vez consecutiva, a NASA aponta os seus melhores da área.

# Novo vidro impede a passagem dos raios ultravioleta.
Pesquisadores do Conselho Superior de Investigações Científicas, CSIC (Espanha), são responsáveis por este desenvolvimento.

# Computador controlado pelo pensamento : sonho ou realidade ?
O sistema "BrainGate" está baseado na implantação de vários eletrodos no cérebro, visando captar os sinais cerebrais, os quais podem ser transformados em movimento.

# Cola sensível ao campo magnético : endurece e torna-se líquida quando exposta ao campo.
À base de nanopartículas de MagSilica®, a cola chega pensando em revolucionar a área de colagem de plásticos.

# Microfluídica e Futebol : estaríamos "misturando" os canais ?
Não. Pesquisadores alemães, depois de criar o menor campo de futebol do mundo, simulam um "petardo" de Roberto Carlos, a uma distância de 32 metros do gol !

# Laptops ganham mais autonomia. Lançada uma bateria recarregável que dura 50% mais tempo.
Empresa japonesa garante a performance, mas avisa : o preço será o dobro.

# Au-Si formam uma liga metálica líquida muito especial.
Pesquisadores de Harvard mostraram que as ligas líquidas apresentam estruturas ordenadas em escala nanométrica (7 camadas atômicas).

# Jornal da Ciência destaca conferência plenária do Coordenador Científico do LQES na 58ª Reunião Anual da SBPC, realizada em Florianópolis.
Oswaldo Luiz Alves falou das Nanotecnologias, enfocando seus conceitos, realizações, oportunidades e desafios, para uma platéia numerosa de estudantes, professores e pesquisadores.

* Pontos de Vista

# Nanotecnologias : o grande salto à frente !
Editorial de René Trégouet, Senador Honorário da França, publicado em 27 de julho de 2006, no RT Flash.

Entrevista

# Entrevista exclusiva ao LQES NEWS, de Evando Mirra, Diretor de Inovação da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
Na entrevista, Evando Mirra fala sobre os principais êxitos do CGEE e sobre os desafios da nova Agência, voltada para dar sustentação à Política Industrial.