Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano V - número 105 - 16 de junho de 2006.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Novo material, "volúvel", dobra-se frente à luz !
Trata-se de uma propriedade "intrigante", que poderá ser aproveitada como microrreator pela indústria farmacêutica.

# Eletricidade produzida por micróbios.
No "árduo trabalho" de decompor a matéria orgânica, alguns micróbios produzem eletricidade.

# Comunicações via telefone celular dão mais um salto com chip gravado em 65 nm.
O feito é da fabricante alemã de chips Infineon.

# Novo método de síntese da caprolactama.
Pesquisadores japoneses conseguiram sintetizar, com alto rendimento, insumo vital para produção do náilon.

# Polímeros colaboram com a Internet : ela fica mais rápida.
Materiais ópticos não-lineares, obtidos com fulerenos combinados com polímeros especiais, estão na base do estudo de pesquisadores canadenses.

# Reação redox estira e encolhe polímero : está pronto um motor molecular !
Polímero contendo átomos de ferro é responsável por esse "efeito mecânico".

* Pontos de Vista

# Onda verde.
Segundo Editorial do jornal Folha de São Paulo, "país deve aproveitar a maré do biocombustível, mas sem comprometer o futuro de seu invejável patrimônio ambiental".

# A Química da Bola.
Não duvide : a Química está presente no seu quotidiano. Em tudo, até na Copa !

LQES NEWS - Ano V - número 104 - 01 de junho de 2006.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Superbactérias resistentes : tremei !
Descoberto antibiótico natural eficaz contra microorganismos responsáveis por infecções hospitalares.

# Tese realizada no LQES focaliza os nanotubos inorgânicos (NTIs), abordando seus mecanismos de formação e estudo das propriedades estruturais, espectroscópicas e químicas.
Trata-se da trigésima terceira tese do Laboratório de Química do Estado Sólido, da Unicamp. O doutoramento foi defendido por Odair Pastor Ferreira.

# Chip "X-Tudo" : para andar; para controlar a bexiga; para devolver a visão a deficientes visuais, etc, etc.
Trata-se de uma tecnologia originalíssima, a qual poderá servir a uma grande maioria de deficientes visuais, mesmo aos cegos de nascença.

# Chips RFID : respeito à vida privada é bom e a gente gosta !
"Vigilância" altamente eficiente dos estoques de produtos industriais é o que todo empresário deseja - os chips RFID já estão aí pra isso. Mas, espere aí : que nossa vida privada fique fora disso !

# Copa do Mundo 2006 : jogos em nanocampos de futebol ? É pagar pra ver !
Um campo de futebol 10 milhões de vezes menor que um campo tradicional ? É isso aí, já existe ! Os pesquisadores da Universidade de Rhur (Alemanha) prometeram e cumpriram.

# Estados Unidos e Japão versus Europa : quem ganha a corrida das patentes em nanotecnologia ?
Em meio a uma competição bastante acirrada, ganham aqueles cujas fontes de financiamento em nanotecnologias são menos tímidas, aqueles que investem mais.

# Polistireno submetido à pirólise pode socorrer o meio ambiente.
No mundo, anualmente, são produzidas mais de 14 milhões de toneladas de polistireno. Conhecendo-se os danos que causa à natureza e sabendo-se que apenas 1% do mesmo é reciclado, é mesmo de tirar o sono !

# Mandioca e batata para compor aquele bom aperitivo ? Nada disso : para fabricar matérias plásticas !
Tanto a mandioca quanto a batata podem ser utilizadas para a produção de plástico. E - o que é bom demais -, plástico biodegradável.

# Saúde controlada com auxílio de biocamisas.
As roupas que usamos, acreditam engenheiros e inventores sul-coreanos, poderão vir a ajudar no controle de nossa saúde.

# Biofilme promete acabar com a graça de certos grafiteiros !
Grafiteiros pichadores podem estar com os dias contados : muros, paredes, a cidade, enfim, a-gra-de-ce.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Os lucros da Nanotecnologia.
Luís Fernando Cassinelli, diretor de tecnologia da Braskem, fala sobre nanocompósitos e a experiência da empresa no desenvolvimento destes nanomateriais.