LQES NEWS - Ano V - número 99 - 17 de março de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre Meio Ambiente. São mais de 80 notícias e artigos veiculados no LQES NEWS, no período 2001 - 2005.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanotubos de carbono permitem obtenção de baterias de altíssima performance.
Novo tipo de bateria pode estocar 10 vezes mais energia que as atuais de maior performance.

# A bioterapia põe em campo "biocirurgiões".
"Indústria têxtil" auxilia a bioterapia na obtenção de recursos terapêuticos para atuar sobre a necrose de feridas.

# Ligas se "metamorfoseiam" !
Ligas metálicas passam por verdadeira "metamorfose" : mudam de cor sob certas condições.

# Folha do lótus : "inspiração" para a micro- e nanotecnologia.
Superfícies autolimpantes (que se limpam por si mesmas) "copiaram" o "efeito lótus" !

# Vidro converte energia solar em eletricidade.
Energia solar acumulada durante o dia poderá "dar luz" à noite.

# Dopagem genética está por um triz !
Atletas mal-intencionados que se cuidem : a dopagem genética em breve será detectável !

# NanoCare : saúde e meio ambiente sob vigilância.
Conseqüências sobre a saúde e meio ambiente das nanopartículas fabricadas industrialmente estarão sob severa vigilância.

# Impressoras a jato de células ?
Pesquisadores do University College e do King's College, ambos de Londres, mostraram que isto é possível.

# Gás e fio elétrico podem conduzir sinal de Internet.
Fibra óptica, cabo elétrico, gás: muda a "estrada" mas a comunicação pela Internet chega ao seu destino.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Biocombustível é "janela de oportunidade" para o Brasil, aponta socioeconomista.
Afirmação de Ignacy Sachs, socioeconomista polonês, radicado no Brasil e na França, na abertura da plenária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

# Internet repatria obra clássica da botânica.
Principal referência do ramo, a "Flora Brasiliensis", de Carl von Martius, ganha versão digital neste mês.

LQES NEWS - Ano V - número 98 - 01 de março de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre Energia e Materiais. São mais de 100 notícias e artigos veiculados no LQES NEWS nos anos de 2004 e 2005.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Pesquisador russo cria invisibilidade.
Foi depositada patente que reivindica método que torna objetos invisíveis.

# Dissipação de calor nos nanotubos de carbono : novo modelo.
Equipe da Illinois University (EUA) lança novo modelo que pode ser muito útil na integração dos nanotubos, por exemplo, em circuitos eletrônicos.

# Nanotecnologia baseada na água para as Ciências da Vida.
Empresa israelense desenvolve nanotecnologia que pode incrementar a eficiência do "drug delivery" e a fabricação de kits de diagnósticos.

# Corrosão : observações em nível atômico revelam resultados inesperados.
Pesquisas realizadas por um grupo do Instituto Max-Planck de Metalurgia, Universidade de Ulm (Alemanha) e Síncrotron Europeu, de Grenoble (França), mostram como se dá o início do processo.

# Nanotecnologias no combate ao câncer.
Testes in vitro mostraram a eficiência das nanocytes : nanopartículas funcionalizadas com proteínas.

# Reparação de tecidos pode ser feita sem cirurgia.
A base deste novo desenvolvimento está no uso de um hidrogel biodegradável.

# Banho de ouro cria vírus preciosos.
Brasileiro faz mistura capaz de achar célula doente no corpo.

# AEB lança site sobre missão que levará astronauta brasileiro ao espaço.
Os passos dados pelo primeiro brasileiro que vai ao espaço, tenente-coronel Marcos Pontes, poderão ser acompanhados de qualquer lugar do mundo pela Internet.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# O desenvolvimento em questão.
Artigo veiculado no Boletim ABIFINA INFORMA, Edição 215, de fevereiro de 2006, discute várias questões ligadas à globalização e a enorme assimetria de poder existente entre países ricos e pobres.

# 2006 marca o aniversário de 40 anos da comunicação por fibras ópticas.
Parece ter sido ontem ! As comunicações ópticas mudaram o curso da história.