LQES NEWS - Ano V - número 114 - 16 de novembro de 2006.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES

# Paralisia do conhecimento.
Para Fernando Galembeck, o maior risco que o setor de nanotecnologia corre no país é a dificuldade de realizar pesquisas devido ao excesso de leis.

# Nanotecnologia (Nanotec 2006).
O Boletim Inovação Unicamp comenta dois painéis da programação do evento Nanotec 2006, realizado de 6 a 8 de novembro, em São Paulo. A Feira reuniu 38 expositores, que apresentaram 100 projetos ou produtos.

# Novo tipo de silício pode garantir o crescimento do setor solar fotovoltaico.
A mistura de silício "metalúrgico" com silício de "alta pureza" é a novidade.

# Materiais termoplásticos usados na construção de reservatórios para gás natural.
Apresentando grandes vantagens sobre os convencionais, dada sua revolucionária concepção o reservatório pode ser adaptado a automóveis.

# Hemorragia estancada em poucos segundos...
Pesquisadores do MIT (EUA) e de Hong Kong (China) conseguiram essa excelente performance graças ao uso de uma solução contendo fragmentos de peptídeos.

# Pesquisadores da Academia de Ciências da China obtêm sucesso no teletransporte quântico.
Resultados ampliam as possibilidades de progresso na área das comunicações quânticas.

# "Sangue limpo = sangue bom !" : nanoesferas biodegradáveis cuidam da faxina.
Pesquisadores do Argonne National Laboratory, da Universidade de Chicago e do Armed Forces Radiobiology Reasearch Institute (EUA) concebem nanoesferas magnéticas, capazes de executar o trabalho de "limpeza".

# Humanidade consumista põe em risco a vida do planeta !
Prospectiva assustadora : em 2050 a humanidade consumira duas vezes mais do que a Terra pode produzir !

# LEDs e tubos de néon ajudam a conservar plantas e vegetais.
A novidade vem do Japão. O uso destas duas fontes de luz acaba diminuindo os gastos com a refrigeração.

# Dessanilização da água : desenvolvida membrana revolucionária.
Nanocompósito, à base de polímero e nanopartículas, permite não só a dessalinização da água como também o tratamento de águas servidas.

LQES NEWS - Ano V - número 113 - 01 de novembro de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Eletrônica, optoeletrônica/fotônica, informática e telecomunicações.

São mais de 30 notícias dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2006.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Avião brasileiro faz sucesso também na China.
Empresa sino-brasileira obtém seu primeiro contrato para fornecer aviões civis, modelo ERJ145.

# De olho na citotoxicidade dos nanohorms ("nanochifres").
Pesquisadores japoneses executam testes in vitro visando esclarecer a questão.

# Espécies moleculares orgânicas em dispositivos "spintrônicos".
Dispositivo fabricado por pesquisadores do NIST (EUA) usa moléculas de octanotiol "ensanduichadas" entre eletrodos metálicos.

# Instituto de Tecnologia de Dublin avalia a toxicidade das nanopartículas sobre as células humanas.
Amplo programa de pesquisas visa o estudo da interação de nanoestruturas com células humanas. O primeiro estudo envolveu os nanotubos de carbono.

# Transformar gás carbônico em hidrocarbonetos ? Os químicos garantem !
Começam a aparecer os primeiros resultados do programa europeu ELCAT - Electro Catalytic Gas Phase Conversion of CO2 in Confined Catalysts.

# Patas de barata inspiram materiais adesivos.
Mais um material bioinspirado !

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# A Cultura da Inovação Incremental.
Segundo artigo publicado na revista Facto, editada pela ABIFINA "... é a inovação incremental que pode oferecer alternativas sustentáveis para as compras e investimentos governamentais, especialmente em áreas socialmente sensíveis como a saúde".

Entrevista
# A propósito da Nanotecnologia : aplicação prática e novas posturas de atuação dos profissionais da área de exatas e tecnológicas.
Oswaldo Luiz Alves, Editor Científico do LQES NEWS, responde a questionamento colocado pela jornalista Frideriki Karathanos, da Agência Folie Comunicação.

# Nanotecnologias : Comitê de Ética do CNRS publica suas recomendações.
Conselho Nacional de Pesquisas da França (equivalente ao CNPq brasileiro) lança documento dentro da perspectiva de uma "nanotecnologia responsável".

LQES Responde
# O que é Lápis-Lazúli ?
Conheça um pouco deste mineral que encarna os mistérios e as crenças do homem há muitos séculos.