LQES NEWS - Ano V - número 110 - 01 de setembro de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Meio Ambiente e Energia.
São mais de 40 notícias dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2006.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Agora sim ! São produzidos os primeiros verdadeiros transistores com base em nanotubos de carbono.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (San Diego) estimam que estes transistores poderão vir a substituir aqueles de silício.

# Disco Rígido com leitura/escrita a laser.
A empresa americana Seagate vem de depositar patente que usa o laser como cabeça de leitura.

# Uso inusitado do óleo de oliva !
Conforme cientistas alemães, o óleo de oliva pode ser usado para síntese, limpa e barata, de quantum dots.

# Fusão controlada : vencida uma etapa decisiva.
A Agência Japonesa de Energia Nuclear anunciou ter mantido a descarga de um plasma por 1000 segundos !

# Pondo os nano-herbicidas para trabalhar !
Cientistas vêm desenvolvendo um nano-herbicida, o qual permitirá aos agricultores eliminar de seus cultivares ervas daninhas, sem o uso de grandes quantidades de produtos químicos.

# Sol e pilhas : combinação mais que frutífera !
A redução do custo da conversão da energia solar em eletricidade e o aumento da eficiência da fotoconversão são duas grandes motivações para a pesquisa na área da energia solar.

# Nanotecnologia precisa de debate público.
No lançamento do livro "Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente", foi defendida fortemente a idéia de que o desenvolvimento científico deve estar ancorado numa expressiva participação da sociedade.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião

# Nanosciência e Nanotecnologia na América Latina.
Artigo de Guillermo Foladory comenta o desenvolvimento da N&N na América Latina e aponta falhas nos programas da região por não trabalharem a fundo a questão de seus diferentes impactos.

# Álcool : o Brasil no foco mundial.
Matéria do Jornal do Comércio (Recife) chama a atenção, entre outros pontos, para o fato do álcool feito da cana-de-açúcar ter, no Brasil, o menor preço do mundo.

* LQES Responde

# Glossário LQES.
Conheça, de A-Z, muitos dos termos e expressões que são usados nas matérias veiculadas pelo Boletim Eletrônico LQES NEWS. São mais de 300 verbetes repertoriados.