Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VI - número 131 - 16 de agosto de 2007.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Energia.

São mais de 30 notícias dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2006 e 2007. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2005 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Brasileiros criam tecido antibacteriano.
Usando fungo, cientistas da Unicamp e da UMC produziram partículas de prata que matam micróbios nas roupas.

# Energia elétrica pode ser "criada" a partir do inusitado.
É isso mesmo : uma multidão caminhando, sobre "piso adequado", pode por um trem em movimento !

# Filmes de carbono ou inorgânicos versus filmes de óxido de grafeno : quem vence a parada ?
Filmes à base de carbono ou inorgânicos perdem em resistência e flexibilidade para aqueles de óxido de grafeno.

# Painel solar "artesanal" ?
Mãos à obra : nanotubos e polímeros de carbono oferecem a chance de "imprimir", você mesmo, seu próprio painel solar !

# Energia solar bombeia laser que leva à produção de hidrogênio.
O procedimento foi aplicado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Tóquio (TIT) e está baseado no uso cíclico do magnésio.

# Uma seringa que libera volumes da ordem do attolitro !
Cientistas desenvolvem pipeta que ejeta solução por força eletroquímica.

# CO2, em guarda ! Pulmão artificial pode (e deve) capturá-lo em breve.
Alvéolos pulmonares inspiram tecnologia para capturar o CO2 nos gases de combustão das centrais elétricas.

# Membranas com poros nanométricos prometem revolucionar tratamento de água.
Podem, ainda, servir para o re-tratamento das águas usadas e para o pré-tratamento de água do mar, para dessalinização.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# A ciência cidadã ?
Gerir discussões contraditórias pode ser difícil, mas, muitas vezes, necessário, para que sejam tomadas decisões consensuais. Artigo publicado no jornal Le Monde.

# Indústria investe mais em inovação.
Uma em cada três empresas industriais brasileiras investe em inovação tecnológica para ganhar competitividade e elevar lucros.

LQES NEWS - Ano VI - número 130 - 02 de agosto de 2007.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Tese defendida no LQES focaliza nanocompósitos e nanoestruturas de semicondutores das famílias II-VI e IV-VI.
Estudo mostra como podem ser realizadas reações químicas visando obter nanopartículas, e como o crescimento e tamanho dos nanocristais podem ser controlados e estabilizados.

# Nanotecnologia põe Unicamp a um passo do pneu ecológico.
O material poderá ser reprocessado e reaproveitado, evitando descarte e danos para o meio ambiente.

# Polícia científica ganha nova arma.
Suas impressões digitais podem revelar muito mais que sua identidade !

# Substituição de substâncias perigosas : - mais uma das aplicações das nanotecnologias ?
Relatório da Comunidade Européia analisou em profundidade esta possibilidade e lança luzes sobre este tema pouquíssimo abordado pelas nanotecnologias.

# Luz em escala nanométrica ? É possível, atestam pesquisadores de Berkeley.
Mais uma vez as nanopartículas mostram seu potencial.

# China também está atrás do "gelo combustível".
Hidratos de metano : de curiosidade científica a uma alternativa energética.

# Nanopartículas injetadas no interior de células via nanoagulha de nanotubos de carbono.
Pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory e da Universidade da Califórnia, não deixaram por menos : é nano, nano e... nano.

# Fiscalize sua saúde pelo celular : a novidade vem do Japão !
O serviço propõe que os usuários recebam, diariamente, sob forma de gráficos, diferentes informações concernentes ao seu estado de saúde.

# Novidade na área de energia fotovoltaica : quantum-dots podem levar à produção de células solares com melhores performances.
Pesquisadores japoneses usam semicondutores da família III-V para ampliar a faixa espectral de iluminação.

# Tratamento contra leucemia ganha novo aliado : medicamento pode ser administrado por via oral, em substituição à quimioterapia por injeção.
Pesquisas realizadas na Índia conduziram ao medicamento certificado pela Sociedade Americana de Oncologia Química.

# Energia cinética "acende" calçados !
A energia elétrica é gerada a cada passo.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Nanotecnologia chega aos produtos de uso comum.
Segundo artigo da Gazeta Mercantil, Petroquímicas (brasileiras) investem em pesquisa para fazer frente à concorrência.

# Mutirão para colocar a inovação na agenda brasileira.
Matéria de Flamínio Araripe relata conferência de Evando Mirra (ABDI), na 59ª Reunião Anual da SBPC, em Belém, sobre a questão da inovação no Brasil. Na ocasião, o conferencista elencou vários casos de sucesso.