LQES NEWS - Ano VI - número 139 - 17 de dezembro de 2007.

* Especial

# 40 anos do Instituto de Química da Unicamp.
Série de 04 reportagens de Eliza Oswaldo-Cruz, publicadas no boletim Notícias da ABC, da Academia Brasileira de Ciências, de 04 de dezembro de 2007, registra a opinião de acadêmicos que atuam no Instituto sobre diferentes aspectos da atividade acadêmica.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Indústria química terá faturamento superior a US$ 100 bilhões em 2007.
A indústria química brasileira ocupa a nona posição entre as maiores do mundo e é o terceiro setor em importância na formação do PIB industrial do Brasil.

# Editor mapeia mundo em rede da elite acadêmica internacional.
O editor do The Times pondera que, a despeito de serem utilizados critérios diferentes, no que diz respeito à lista dos melhores, as pesquisas apontam resultados semelhantes.

# Movimento browniano na mira dos computadores.
Movimento browniano, onipresente em gases e líquidos, poderá dar origem a minirrefrigerador para chips eletrônicos.

# Arroz cultivado "a seco" ? É isso aí !
Variedades Carnaroli ou Vialone anão, com apenas 20% do aporte de água, garantem "arroz sequinho" desde o plantio.

# Fenômenos quânticos demonstrados experimentalmente : a Aritmética Quântica.
Sistema óptico permite criar campo de luz necessário à realização de várias "operações" quânticas.

# Celular presta serviço ao coração.
Computador, adaptável ao telefone celular do paciente, permite estabelecer o eletrocardiograma do mesmo.

# Nova energia renovável !
Em Hurum (Noruega), primeiro protótipo do mundo de central que funciona via osmose.

# Plástico que se biodegrada mais "rapidamente".
Pesquisadores japoneses conseguiram sucesso usando filmes plásticos à base de ácido polilático.

* Pontos de Vista

# Meio milhão de a-gra-de-ci-men-tos.
Na última edição de 2007, Editorial do Editor Científico do LQES NEWS e LQES Website.

Divulgação
# Mica ou Argila : qual deu origem ao surgimento da vida ?
A polêmica esta aberta !

LQES NEWS - Ano VI - número 138 - 03 de dezembro de 2007.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Brasil ganha plano nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Também conhecido como "PAC de Ciência e Tecnologia", plano prevê investimentos de 41 bilhões até 2010.

# MCT cria SIBRATEC para gerenciar atividades de P&D e Inovação.
O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, recém-lançado pelo governo brasileiro, prevê a criação de um novo "arranjo" denominado: "Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC)".

# Spintrônica com campo elétrico.
Pesquisadores holandeses conseguiram controlar o spin de um único elétron, não mais com um campo magnético, mas com um campo elétrico.

# Pesquisa e aplicação : quando a nanociência vira tecnologia.
Um exemplo notável está acontecendo nos laboratórios da empresa francesa "Smart Packaging Solutions", onde a nanotecnologia se comporta às mil maravilhas.

# Motores moleculares : avanços importantes !
Pesquisadores chineses e alemães conseguem "guardar" energia em microcápsulas.

# Lançamento de uma consulta sobre o "Responsible NanoCode", um código de conduta para as empresas que atuam em Nanotecnologia.
Organizações envolvidas esperam ter o código pronto em fevereiro de 2008. Por enquanto, o texto está em consulta mundial.

# "Talentos para Inovação" foi o tema de seminário realizado pela ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, em São Paulo.
A formação de recursos humanos e a cooperação entre universidade e empresa foram discutidas em Seminário por acadêmicos, empresários e governo, na sede Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

# Cientistas estão preocupados com os riscos ambientais e de saúde da nanotecnologia.
Trabalho publicado na revista Nature Nanotechnology aponta para este fato.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Pronunciamento do Professor Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do LQES, quando da Solenidade de Abertura da Nanotech Business 2007 - 1o Congresso Brasileiro de Nanobusiness, realizado em São Paulo.

Divulgação
# Inovação nas empresas : conheça os quatro ensinamentos propostos no livro "The Global Brain".
Professores de Gestão do Rensselaer Polytechnic Institute e da Northwestern University, dos Estados Unidos, apresentam sua abordagem sobre a inovação.