LQES NEWS - Ano VI - número 117 - 16 de janeiro de 2007.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES

# Estimativa de faturamento para a indústria química brasileira em 2006.
Segundo a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), o faturamento líquido estimado da indústria química brasileira deve atingir 80 bilhões de dólares !

# Em 2007 começa funcionar o primeiro mestrado em Nanociências aprovado pela CAPES.
As áreas de concentração serão Biociências e Nanomateriais. O programa funcionará no Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

# Testes in vivo com nanotubos de carbono : primeiros resultados são encorajadores.
Nanotubos foram injetados diretamente na circulação sanguínea.

# Pesquisa visa o "casamento" da medicina tradicional chinesa com nanotecnologias.
Pesquisadores chineses e alemães estão de mangas arregaçadas !

# Plasmas + nanotecnologias + células fotovoltaicas : um sinergismo inteligente !
Superfícies de silício "nanotexturizadas" com plasma fazem toda a diferença.

# Sacos plásticos : uma aposta para o "petróleo verde".
Biorrefinaria, na Itália, fabricará produtos biodegradáveis que podem evitar a liberação de gases que contribuem para o efeito estufa.

# Transmissão de dados em fibra óptica tem novo recorde !
A velocidade de transmissão é de 107 Gbit/s, numa distância de 160 quilômetros de fibra.

# Afinal, o café é bom para o cérebro ?
Segundo estudo recente, aquele "cafezinho esperto" age diretamente sobre o sistema nervoso central, aumentando as performances cognitivas.

* Pontos de Vista

# Destaques do LQES NEWS em 2006.
O Scientific Editor faz um balanço das atividades e apresenta os principais destaques, mês a mês, das matérias veiculadas em 2006.

# Toxicidade de nanotubos de carbono : meio ambiente e saúde esperam respostas.
Texto de Oswaldo Luiz Alves aborda a questão, tendo como pano de fundo programa recém-lançado na França.