LQES NEWS - Ano VI - número 129 - 16 de julho de 2007.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre Nanotecnologia.

São mais de 50 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados - notícias, artigos de opinião, editoriais e entrevistas - pelo LQES NEWS em 2007. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2006 sobre este assunto.

A Equipe do LQES NEWS está de férias (Ufa!!), contudo, continua trabalhando para que, no próximo número, você permaneça atualizado com as mais recentes informações sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Em agosto, retornamos com "força total!"

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Coordinator

LQES NEWS - Ano VI - número 128 - 01 de julho de 2007.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# A eletrônica invade a moda !
Até o final do ano, vestido contendo diodos eletroluminescentes estará disponível no mercado japonês.

# Zircônio e prata dão mais funcionalidade aos tecidos.
A novidade foi apresentada no salão Techtextil, realizado de 12-14 de junho em Frankfurt (Alemanha). Na ocasião foram apresentados tecidos técnicos com múltiplas propriedades desconhecidas do grande público.

# Celular recarregável com energia solar ? É isso aí !
O produto fabricado pela empresa Hi-Tech Wealth dá liderança aos chineses.

# Tumores e pesticidas : estudo revela proximidade.
Artigo publicado na revista Occupational and Environmental Medicine mostra a relação, mas não identifica pontualmente os diferentes agentes.

# Conto de fadas ? Não ! O papel fala mesmo !
Pesquisadores suecos da Mid Sweden University são responsáveis pela proeza.

# Fibras ópticas poliméricas conseguem taxas de transmissão de 1 Gigabite por segundo !
Equipe de pesquisadores da empresa Siemens mostrou que isto é possível.

# Transmitir corrente sem fio : mais uma aplicação da Ressonância Magnética Nuclear.
Pesquisadores americanos demonstraram que podem "transportar" 60W, com aproximadamente 40% de eficiência, por mais de dois metros.

# Nanotubos de carbono : Brasil realiza congresso internacional.
Ouro Preto serviu de palco para a apresentação dos grandes desenvolvimentos deste importante eixo das nanotecnologias.

* Pontos de Vista

Editoriais
# As nanotecnologias : novo motor da revolução tecnológica.
Editorial de René Trégouët, Senador Honorário da França, no Boletim Eletrônico RT Flash. Trégouët aponta fatos marcantes das nanotecnologias e suas perspectivas para a Europa - em particular para a França -, e para o mundo.