Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VI - número 121 - 16 de março de 2007.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Entra em vigor na União Européia, em junho próximo, um rígido controle para os produtos químicos.
O REACH tem por objetivo assegurar um elevado nível de proteção da saúde humana e do ambiente e garantir a livre circulação de substâncias químicas no mercado europeu.

# Grafenos : futuro da miniaturização ?
Pesquisadores da Universidade de Manchester acabam de descobrir método que permite fabricar transistores usando uma única camada atômica de carbono.

# Um passo a mais na compreensão da regeneração dos tecidos.
Estudos realizados com anfíbios permitem compreender melhor o processo de regeneração.

# Símbolo olímpico construído com nanotubos.
Os nanotubos foram depositados pela técnica de litografia dip-pen. A partir daí, entram em cena os fenômenos hidrofóbicos e hidrofílicos.

# Sensor subcutâneo, financiado pela União Européia, para o controle do nível de açúcar de diabéticos.
Dispositivo eletrônico (2 centímetros quadrados !) promete modificar a vida de milhões de pessoas.

# Fotossíntese artificial : colocando uma floresta numa caixa.
Pesquisadores japoneses desenvolvem material que pode reproduzir a fotossíntese natural.

# Microscópio de Força Atômica (AFM) agora pode também identificar átomos.
Aberta a via para dopagem seletiva de transistores em escala nanométrica.

# Bactérias transformadas em espaço de estocagem de memória genética.
DNA geneticamente modificado de bactérias é utilizado como suporte para informação.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Destravando o crescimento.
Segundo Roberto Nicolsky, da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), "precisamos de uma política pública focada na agregação de valor pela incorporação imediata de inovações tecnológicas incrementais".

# A nanotecnologia poderá melhorar a saúde nos países em desenvolvimento.
Brasil, China, Índia e África do Sul realizam pesquisas nessa área.

* LQES Cultural

Links Culturais - Museus de Ciência.
# Estamos sós no universo ? Da ficção à realidade.
Exposição na Cité des Sciences et Industrie (Paris). Extraterrestres : comunicações, mundos, ciências e ficção. Clique no ET.

LQES NEWS - Ano VI - número 120 - 01 de março de 2007.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Nanotecnologia.

São mais de 90 notícias dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2006. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2005 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# BNDES libera recursos para criação de chip nacional para TV digital.
O financiamento do BNDES cobrirá 85,4% do custo total do projeto que é de R$ 17 milhões.

# Nariz molecular : casamento perfeito entre proteínas e estruturas artificiais.
A proeza ficou por conta dos pesquisadores do Instituto Max-Planck.

# Controle de emissões industriais de CO2 pode ter um novo aliado : a oxicombustão.
A idéia básica é realizar a queima em ambiente contendo alta concentração de oxigênio.

# Um salto olímpico do silício : de semicondutor a supercondutor !
O silício supercondutor poderá abrir caminhos para a fabricação de aparelhos eletrônicos de altíssima qualidade.

# Tecnologia RFID : uma solução possível para evitar a violação de embalagens plásticas de medicamentos.
Grandes empresas americanas, Pliant (embalagens) e IBM (eletrônica), colocaram seus times em campo.

# Pesquisadores do Caltech e da UCLA desenvolvem uma memória do tamanho de um glóbulo branco.
Até quando a Lei de Moore será válida ?

# Chips de neurônios : mais uma barreira foi ultrapassada !
A impressionante realização vem de pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá.

# Sistema Paulista de Parques Tecnológicos : Campinas dá a partida e inicia a discussão.
Workshops coordenados pelo CEPOF (Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica) da Unicamp discutiram Biofotônica, Laser Industrial, Iluminação/Visualização e Comunicações Ópticas.

* Pontos de Vista

# Nanomedicina : revolução no mundo da saúde.
O professor Patrick Couvreur (Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e da Universidade de Paris XI faz comentários sobre esta instigante subárea das N&N.