LQES NEWS - Ano VI - número 135 - 16 de outubro de 2007.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Nobel para química de superfícies.
Segundo a Academia Real de Ciências da Suécia, "a ciência desenvolvida por Gerhard Ert é importante para a indústria química e pode ajudar-nos a compreender diversos processos, como, por exemplo, de que maneira funcionam os catalisadores utilizados nos automóveis".

# Prêmio Nobel da Física com resultados comerciais.
A descoberta da magnetorresistência gigante (GMR) deu o Nobel da Física 2007 ao francês Albert Fert e ao alemão Peter Grunberg. Tal descoberta revolucionou a tecnologia dos discos rígidos de computador e teve influência direta em muitos objetos do dia-a-dia, como os leitores de MP3, telefones celulares ou os laptops.

# Brasil é aceito como membro de tratado de cooperação internacional de patentes.
Graças aos acordos de cooperação firmados entre os diferentes países, uma patente registrada em uma nação pode ser levada para outra.

# Células fotovoltaicas ganham novo aliado : o laser.
Pesquisadores alemães usam laser e aumentam, de 5-6%, superfície absorvedora das células fotovoltaicas.

# Nanotubos radiativos : possibilidade para o tratamento de câncer.
Cloreto de Astatínio (AtCl) foi imobilizado no interior de nanotubos de carbono, via interações de Van Der Waals.

# Mais uma potencial aplicação dos nanotubos de carbono : detecção precoce de crises de asma !
O método está baseado na variação da condutividade de nanotubos, quando da interação com NO2.

# Um hamburguer ecológico ? È pra já !
Slogan : 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos.

# Ervas daninhas dão plástico.
Projeto conjunto do RITE e da Honda (Japão) permitiu a obtenção de polipropileno, utilizando ervas daninhas como material de partida.

# Aplicação de nanotecnologias à indústria agroalimentar.
Governo americano investe parte substancial de seu orçamento anual para aplicações da nanotecnologia à pesquisa agroalimentar.

# Do calamar à fibra óptica.
Pesquisadores canadenses tiram proveito das excepcionais propriedades ópticas da reflectina extraída de calamares.

# Água do mar como combustível : é possível ?
Experiência de dessalinização da água do mar, utilizando radiofreqüências, leva pesquisador a "queimar a água".

* Pontos de Vista

# A Química Brasileira sempre em alta !
Editorial de Oswaldo Luiz Alves, para o Journal of The Brazilian Chemical Society, aponta fatos destacados da Química Brasileira e suas repercussões internacionais.

LQES NEWS - Ano VI - número 134 - 01 de outubro de 2007.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Nanoriscos.

São mais de 30 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2007. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2006 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# IQ transfere tecnologia "ecologicamente correta".
LQES transfere, via contrato de licenciamento da Unicamp, tecnologia para o tratamento de efluentes industriais.