Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VII - número 163, Especial - 19 de dezembro de 2008.

* Pontos de Vista

# Os desafios científicos e tecnológicos têm sido tantos...
Na última edição de 2008, Editorial do Editor Científico do LQES NEWS e LQES Website.

LQES NEWS - Ano VII - número 162 - 16 de dezembro de 2008.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Fiocruz deve entrar com pedido de patente para o Tenofovir.
Anti-retroviral está sendo desenvolvido em parceria com laboratório público de outro país. Licenciamento compulsório de remédio produzido pela Gilead foi decretado em 2007.

# Vacina contra a doença de Alzheimer feita com tomate. Isso mesmo : to-ma-te !
Segundo equipe de pesquisadores coreanos, tomates transgênicos entram em cena e não desapontam.

# Circuitos eletrônicos planos e rígidos dão lugar aos extensíveis e deformáveis.
A novidade vem dos Estados Unidos.

# Novo modo de detectar doenças : usar roupas com tecidos inteligentes !
Pesquisadores americanos e chineses acabam de produzir tais tecidos. Já pensou ?

# Desafio vencido : nanopartículas eliminadas da água.
Prêmio internacional para equipe de pesquisa francesa.

# Na direção de um transistor supercondutor !
Computadores baseados em uma eletrônica supercondutora funcionarão mais rápido, gastando menos energia.

# A bactéria E. coli poderá ser usada para produção de biocombustível de melhor qualidade.
Pesquisadores americanos baseiam essa afirmação em resultados obtidos com uma versão sintética da bactéria.

LQES NEWS - Ano VII - número 161 - 02 de dezembro de 2008.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Três tecnologias de armazenagem embarcada de hidrogênio dizem a que vieram.
Reservatórios para hidrogênio sólido, criogênico e hiperbárico que obtiveram os melhores resultados - visando uso na indústria automobilística -, foram apresentados.

# 1,4 zeptograma : você sabe o que significa isso ?
Usando nanotubos de carbono, pesquisadores de Barcelona foram capazes de medir esta massa e, agora, detêm o recorde !

# Nanomotores que funcionam à base de fótons ?
O "namoro" entre a nanotecnologia e a nanofotônica evoluiu rapidamente para um "casamento".

# Nanopartículas virais abrem a possibilidade de uma vacina antibronquiolite.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, França, anunciam a boa nova !

# Hidrogênio e Energia Solar : uma dupla que promete !
Pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa Aeroespacial anunciam síntese de hidrogênio a partir da energia solar.

# Plásticos "atrativos" ou "repulsivos" podem reduzir o grau de biocontaminação dos alimentos.
Superfícies plásticas com propriedades antibacterianas representam uma solução, além de inovadora, promissora.

# Nova proteína fluorescente permite grande avanço na otimização das técnicas microscópicas.
Iris-FPA é nome da proteína, desenvolvida por pesquisadores franceses, alemães e ingleses.