Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VII - número 140 - 16 de janeiro de 2008.

* Especial

# Lançamento da versão 4.0 da Biblioteca LQES de Nanotecnologia.
Na versão 4.0 foram incorporados 205 títulos ! Agora, a Biblioteca repertoria mais de 600 obras, as quais são apresentadas, ano a ano, desde 1983 até os últimos lançamentos previstos para 2008. Com um simples clique, você chega à Biblioteca e conhece a contribuição que o LQES Website oferece para a divulgação desta instigante, atual, moderna e importante área do conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar.

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Copolímeros em escala nanométrica podem ter as distâncias entre seus elementos estruturais controladas por campo elétrico.
Pesquisadores da Universidade de Bayreuth (Alemanha) demonstraram esta possibilidade.

# Programa de ensaios sobre segurança de nanomateriais manufaturados é lançado pela OECD.
Organização internacional ligada à cooperação econômica e desenvolvimento enfrenta o gigantesco desafio de criar testes de segurança para nanomateriais manufaturados.

# Pesquisadores israelenses anunciam a boa nova : nasceu a Nanobíblia !
300.000 palavras em hebraico foram inscritas numa superfície de silício no Israel Institute of Technology (Technion).

# Bactérias também podem produzir nanotubos !
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (Riverside) mostraram que a bactéria Shewanella é capaz de fazer isto.

# Plástico biodegradável a partir do amido.
Pesquisadores taiwaneses usam processo biotecnológico através de uma bactéria encontrada no mar.

# Fontes de fóton único (single-photon) têm novos desenvolvimentos.
A inovação vem da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, e está baseada no uso de dispositivo semicondutor.

# Pesquisadores americanos conseguem criar vasos sanguíneos artificiais de maneira controlada.
As estruturas tubulares foram formadas utilizando como substratos placas de silício contendo ranhuras obtidas por gravação com plasma.

# Produção de circuitos eletrônicos pode ficar mais barata !
Resultado de trabalhos de químicos canadenses abre tal perspectiva.

# Rodovia pode ser fonte de calor !
A idéia é recuperar o calor captado pelo asfalto.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# As Ciências Químicas no Brasil.
Excertos das falas de Oswaldo Luiz Alves, Marco Antonio Chaer e Jailson Bittencourt na Conferência Avanços e Perspectivas da Ciência na América Latina e Caribe, realizada na Academia Brasileira de Ciências (ABC) e recolhidos por Elisa Oswaldo-Cruz para o boletim Notícias da ABC.

# Trem de levitação : quebra de paradigmas tecnológicos.
Pesquisadores da UFRJ acreditam que a possível implementação em grandes cidades do Maglev-Cobra, trem de levitação magnética projetado na universidade, poderá criar novos mercados e incentivar a indústria nacional.

# Poluentes das águas cada vez mais preocupantes : os medicamentos !
Artigo levanta a questão para a Europa. Difícil é acreditar que não tenhamos quadro semelhante em nosso país.