LQES NEWS - Ano VII - número 152 - 16 de julho de 2008.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Célula multijunções possibilita salto na conversão da luz do sol em eletricidade !
O recorde - 37,6% - foi o rendimento obtido por cientistas alemães, no Instituto Fraunhofer (Alemanha).

# Em fábrica da GM, telhado fotovoltaico pra ninguém botar defeito !
Que ninguém pense em "teto de zinco quente" : nem tem cabimento ! Mas, sim, nos 85.000 painéis solares que comporão o maior telhado do mundo, no gênero.

# Impressões digitais impressionantes ? Isso mesmo ! Graças às nanopartículas.
Composto de nanopartículas de zinco, o pó po-de-ro-so, permite a formação de estruturas cristalinas com 1 micrômetro, contra 10 micrômetros de seu "ancestral".

# Gravação de 10 nm em bolachas de silício de 450 nm !
Grid de largada : Intel em ótima colocação na corrida rumo aos processadores do futuro. Acredita que em 10 anos estará pronta para produzir tais dispositivos.

# Nanopartículas "envolvem" molécula com potencial anticancerígeno.
Trata-se da TNP-470, batizada como Lodamina, que poderá vir a ser medicamento interessante na prevenção ou tratamento de vários tipos de cânceres.

# A saúde deve temer os quantum dots ?
Estudos toxicológicos discutem sobre o poder de penetração, através da pele, de tais nanopartículas.

# O flash mais rápido do mundo : 80 attosegundos.
Trata-se do novo recorde mundial, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Max Planck de Óptica Quântica (Alemanha).

# A nanotecnologia ajudando na redução do gasto de energia : ferva a água utilizando 30 vezes menos !
Descoberta surpreendente : "recobrir o fundo de um recipiente de metal com uma camada de nanobarras de cobre reduz sensivelmente a quantidade de energia para por a água em ebulição" !

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Produção científica no Brasil sobe, mas não o número de patentes.
Apesar da 15ª posição no ranking mundial de produção científica, País depositou apenas 384 patentes em 2007, sendo muitas de empresas estrangeiras, segundo órgão da ONU.

# O quilograma poderá ser destronado ?
"Tradicionalistas" talvez optem por manter o antigo padrão, a tradição. Afinal, com sentimento não se brinca ! Mas, em tempos modernos, muitos apoiarão a possível mudança dele por uma magnífica, brilhante e sedutora esfera de silício.

# Nanopartículas no centro da arena de debates : perigosas, ou não, à saúde ?
É bastante lenha na fogueira e os debates seguem calorosos. O Instituto Nacional de Meio Ambiente Industrial e de Riscos (INERIS), França, informa que "os protocolos experimentais são cada vez mais pesados" e que é, portanto, "preciso se especializar" !

LQES NEWS - Ano VII - número 151 - 02 de julho de 2008.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanopartículas de ouro conseguem "entregar" medicamentos no interior das células.
O excepcional é que "dão conta do recado", sem perfurar a membrana celular !

# Pesquisadores canadenses criam os "nanofios" do futuro.
Foi transposto importante obstáculo na direção da revolução nanotecnológica da fabricação de fios em escala "nano" sobre um chip de silício.

# Nanoprodutos continuam na pauta. A Comissão Européia conseguiria transmitir confiança ?
Discussão avança e se aprofunda no ambiente da Comunidade Européia.

# Roadrunner : supercomputador que ultrapassou o petaflop.
O supercomputador IBM, de Los Alamos, batizado Roadrunner (pássaro veloz), em homenagem ao símbolo do Estado do Novo México, entra para a história.

# Só faltava essa : chegaram os sapatos WiFi !
É a eletrônica « embarcada » tirando partido dos nossos pés.

# Transistores de grafeno já podem funcionar em temperatura ambiente.
Pesquisadores da Universidade de Stanford usaram métodos químicos para a fabricação dos dispositivos.

# Torrefação : do café à produção de biocombustíveis.
Pesquisadores de Leeds (Grã-Bretanha) dão novo contexto a este conhecido e suave procedimento pirolítico.

# Sensores à base de nanotubos de carbono ajudam saber quão ardidas são as pimentas !
Nanotubos e eletroquímica põem à prova antigo teste.