LQES NEWS - Ano VII - número 148 - 16 de maio de 2008.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Acredite se quiser : fibras de teia de aranha podem ser sintetizadas em laboratório !
Processo de fabricação de fios de teia de aranha permite evidenciar condições físico-químicas para seu desenvolvimento.

# Tecnologia permite mapeamento das funções cerebrais.
O Imageamento Óptico Difuso (do inglês DOI), técnica de estudos ópticos, permite "enxergar" dentro do corpo. Unicamp é a primeira instituição de pesquisa a contar com o equipamento.

# Processamento óptico de sinais tem recorde mundial.
Novo recorde mundial no campo de tratamento óptico de sinais é estabelecido pelo Ultra-Net, projeto dinamarquês.

# Há relação detectável entre música e matemática ?
Sim ! Pitágoras, há mais de 2000 anos, já dizia isso ! Hoje, pesquisadores da Florida State University e de Princeton revelam novo modo de analisar e classificar a música a partir da matemática.

# Novo "bracelete" : relógio e bilhete de embarque num mesmo e-paper.
Retire seu bilhete e coloque-o no pulso. O relógio vem de quebra !

# Material poroso mostra alta performance para estocar CO2.
A novidade vem dos pesquisadores de vários laboratórios associados do CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique, da França.

# Nova pilha a combustível híbrida cabe no "oco" da mão.
Com nada menos que 50 x 30 mm, a micropilha manteve o fluxo de transmissão de vídeo em um celular !

# Riscos potenciais ligados às nanotecnologias : financiamentos para pesquisa, Europa está na frente dos Estados Unidos.
Europa investe quase o dobro dos Estados Unidos !

# Professor do Instituto de Química da Unicamp destaca os desafios da ciência nacional.
A palestra foi proferida no Fórum Permanente de Extensão Universitária, realizado na Universidade Estadual de Campinas.

# O renascimento do "Parametron".
Pesquisadores da NTT transpuseram velhos conceitos mecânicos para a construção de sistemas nanomecânicos.

# SWNTS - inimigos "mortais" de vírus e bactérias !
Nanotubos de carbono de parede simples foram usados com sucesso no tratamento da água contaminada.

* Pontos de Vista

Divulgação
# Brasil : Política de Desenvolvimento Produtivo estimula investimentos e exportações.
Participação do BNDES no programa prevê R$ 210 bilhões para o setor de indústria e serviços, até 2010.

LQES NEWS - Ano VII - número 147 - 01 de maio de 2008.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Um novo website para homenagear Linus Pauling.
A Universidade do Oregon (EUA) organiza site que faz com que avaliemos, ainda melhor, a monumental importância da contribuição de Pauling para o entendimento da ligação química.

# Nanopartículas possibilitam economia no número de rebites nos aviões.
É isso mesmo : o uso de nanopartículas na soldagem pode gerar economia de milhões !

# Calçado poderá iluminar seu caminho à noite.
Movimento cinético do andar pode ser convertido em energia elétrica pelo calçado.

# Iluminação revolucionária baseada na tecnologia OLEDs.
Os OLEDs, da OSRAM, permitem a concepção de lâmpadas de mesa incríveis !

# Nanotecnologia poderá permitir estocagem extraordinária de dados em disco único.
Teórico, ainda : equivalente a 200.000 DVDs estocados em um único disco óptico. Vale apostar !

# Pulso de laser ultrapassa petawatt (1015 watts).
Pesquisadores americanos conseguem pulsos com uma centena de fentosegundos de duração.

# Braskem inaugura nova unidade para produção de 350 mil t de polipropileno.
Esse projeto consolida a liderança da companhia no mercado latino-americano de PP.

# Relação perfumada : celulares poderão "emitir" perfumes.
Aparelho difusor mistura perfumes e emite fragrâncias para o celular, em função do que vê ou ouve seu usuário.

# O clube de elite dos mensageiros celulares tem novo sócio : o próton.
Transmissor químico encontrado em vermes pode ter papel crucial no funcionamento do cérebro humano.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Nanotubos de Carbono : "boas práticas" de caracterização são absolutamente fundamentais.
Artigo de Oswaldo Luiz Alves discute a questão da pureza dos nanotubos de carbono e o recente guia prático publicado pelo NIST americano.

Divulgação
# Na mira do sangue dos jacarés. Novos antibióticos ? Quem sabe !
A resistência de cepas bacterianas aos antibióticos conhecidos faz pesquisadores apostarem em possibilidades "quase" inusitadas.

* LQES Cultural
# Visita Virtual ao Museu Guggenheim Bilbao, Espanha.
Conheça a obra do arquiteto americano Frank O. Gehry, um exemplo magnífico da arquitetura vanguardista do século XX.