Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VII - número 156 - 17 de setembro de 2008.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre dois temas :

Nanotecnologia e Meio ambiente.

São mais de 70 notícias, dentro dessas temáticas, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2008. Aproveite ! Veja também as notícias de 2001 a 2007 sobre esses assuntos.

LQES NEWS - Ano VII - número 155 - 01 de setembro de 2008.

* Em Foco

Sob a rubrica Em Foco estão reunidos assuntos pautados na seção Novidades de C&T&I, específicos e/ou inter-relacionados.

Os Editores do Boletim Eletrônico LQES NEWS consideram que tais informações serão de grande valia para todos aqueles que estudam, trabalham ou têm interesse pelos diferentes temas tratados no Boletim. Assim, oportunizam tais acervos, reunindo todas as notícias veiculadas pelo Portal LQES, desde sua criação, em março de 2001, propiciando uma avaliação geral - embora que, certamente, incompleta -, dos avanços de diferentes, relevantes e modernas áreas do conhecimento.

Neste número, a rubrica Em Foco versa sobre o tema : Fármacos, medicina e saúde.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Imprimindo órgãos, tecidos e ossos.
Reunião realizada em Campinas, SP, mostrou os últimos resultados ligados à biofabricação e prototipagem rápida aplicada à Medicina.

# Vitrais da Idade Média funcionavam como purificadores de ar.
Vitrais pintados com ouro purificam o ar quando aquecidos pela luz do sol, descobriu uma equipe da Universidade de Queensland.

# Pomada inteligente mata tumor de pele.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) são responsáveis pelo desenvolvimento que alia nanopartículas com terapia fotodinâmica.

# Materiais semicondutores têm seus defeitos mapeados.
Pesquisadores irlandeses fazem uso combinado da microscopia e espectroscopia fotoacústica.

# Folha de papel : suporte físico de um transistor e, ainda, o seu isolante elétrico.
"Presente como suporte possível de componentes eletrônicos, pela primeira vez o papel é utilizado como parte integrante do transistor".

# Nanofios magnéticos dopados com íons carbono.
Pesquisadores alemães fabricam nanofios ferromagnéticos contendo manganês, silício e carbono.

# Memórias voláteis versus Memórias não-voláteis : o jogo está lançado.
Cientistas conceberam processo de comutação tão rápido que memórias magnéticas não- voláteis podem funcionar tão rapidamente quanto as voláteis.

# Tela plana, fi-nís-si-ma, deixará concorrentes "na rabeira" por muuuito tempo !
A empresa Sony, na luta com a concorrência, sai na frente e entrega ao mercado o televisor LCD mais fino do mundo.

# Programando as propriedades de dendrímeros !
Pesquisadores italianos, americanos e brasileiros unem esforços na síntese de dendrímeros com propriedades para veicular fármacos e que ainda podem ter função de baterias moleculares.

* Pontos de Vista

# Nanotubos de carbono dão lugar aos tubos gigantes ?
Após os nanotubos de carbono e suas incríveis propriedades entram em cena os tubos de carbono gigantes. Estaria neles o segredo da armadura do Batman ?

# O "espelho mágico" promete a você a roupa que sempre desejou.
Se você teme que determinado "modelito" possa não lhe cair bem, faça antes um teste virtual, e opte por levá-lo, ou não, ao provador. Depois, é só comprá-lo, se for o caso !