Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VIII - número 186 - 16 de dezembro de 2009.

* Pontos de Vista

# 2010 : grandes desafios !
Mensagem de final de ano da Equipe LQES.

LQES NEWS - Ano VIII - número 185 - 02 de dezembro de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Resumindo : em 2008, ainda mais CO2 na atmosfera.
2% de dióxido de carbono a mais na atmosfera, em 2008. As causas ? O carvão e o crescimento econômico, sempre correlacionado às emissões de CO2, de um lado, e à diminuição dos poços de carbono, de outro.

# Surge, acidentalmente, novo e durável pigmento azul para múltiplas aplicações.
Pesquisadores americanos, aparentemente, parecem ter chegado ao fim da busca feita ao longo de milhares de anos por egípcios, pela dinastia Han, na China e pelas culturas maias : trata-se da criação de um pigmento azul quase-perfeito.

# Bateria de estado sólido recarregável de Li-O2.
Engenheiros americanos da Universidade do Dayton Research Institut (UDRI) desenvolveram a primeira bateria recarregável lítio-ar, concebida para responder aos riscos de incêndio e de explosão encontrados com as baterias do tipo íon-lítio.

# Bioetanol a partir de resíduos agrícolas : grandes novidades na produção.
Com a introdução de um único gene em uma levedura, pesquisadores holandeses conseguiram três melhorias na produção de bioetanol a partir de resíduos agrícolas: menos acetato, um pouco mais de glicerol e mais etanol.

# Nanopartículas que mimetizam moléculas de HDL colesterol.
Trata-se de avanço que poderá auxiliar no diagnóstico e na terapêutica de doenças cardiovasculares.

# Ceitec inicia fase final de teste do chip produzido pelo Brasil.
O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, em Porto Alegre, começou a última fase de testes antes da produção em escala comercial de um chip destinado à rastreabilidade bovina.

# Defeitos em nanotubos de carbono revelam-se importantes para a construção de dispositivos para armazenamento de energia.
Introduzir defeitos nos nanotubos de carbono parece ser um ponto-chave para o desenvolvimento dos supercapacitores, sistemas importantes na questão energética.

# Instalado o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia.
Os Fóruns de Competitividade são considerados estratégicos pelo governo brasileiro para apoiar a discussão e encaminhamento de iniciativas e programas segundo as dimensões da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).