LQES NEWS - Ano VIII - número 166 - 17 de fevereiro de 2009.

* Em Pauta

# Congressos
Lista de eventos científicos selecionados, aderentes às temáticas desenvolvidas pelo LQES Website para 2009.

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Darwin aniversaria : 200 anos !
2009 é o Ano de comemoração dos 200 anos do nascimento do naturalista e dos 150 anos da publicação de seu livro A Origem das Espécies.

# Água, café e até urina... podem recarregar pilhas !
A novidade vem do Japão e "atende" pelo nome NoPoPo.

# Força quântica repulsiva.
Pesquisadores medem, pela primeira vez, força repulsiva resultante de flutuações do campo eletromagnético.

# Transmissão sem fio em altíssima velocidade já é realidade.
Tecnologia de transmissão de 15 Gbits/s, da Geórgia Tech, acede ao status de padrão.

# Fibrose cística na mira dos quantum dots.
O século XXI será, com certeza, aquele da biologia e das nanotecnologias.

# Fabricação de chips ganha novo material.
Químicos da Universidade de Müenster (WWU), Alemanha, desenvolveram um material semicondutor cujas propriedades mudam em função da temperatura.

# Grafano e Grafeno : os primos se encontram.
A Natureza, às vezes, se encarrega de demonstrar sua força, "desmentir" a teoria.

# Nanopirilampos podem ser capturados e manipulados com pinças ópticas de baixa potência.
Os pirilampos emitem flashes de luz que lhes permitem se localizar mutuamente. Em escala nanométrica, os quantum dots se comportam de maneira semelhante.

* LQES Cultural

Editorial
# 15 de Fevereiro de 2009 : 445 anos do nascimento de Galileu Galilei (1564-1642).
Natural de Pisa, Itália, Galileu foi o pioneiro do método científico moderno. Saiba tudo sobre o cientista acessando o Portal Galileo, mantido no Instituto e Museu da História da Ciência, Florença, Itália. Para iniciar a viagem, conheça alguns dos instrumentos criados por ele, clicando aqui.

LQES NEWS - Ano VIII - número 165 - 02 de fevereiro de 2009.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre o tema : Fármacos, medicina e saúde.

São mais de 35 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2008. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2007 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Revista Pesquisa Fapesp destaca transferência de tecnologia realizada pelo LQES.
Edição de Janeiro de 2009 mostra dois casos de sucesso de transferência de tecnologia para o setor produtivo brasileiro. Um deles envolve aplicação de nanotecnologia ao meio ambiente.

# Crise é oportunidade para investir em desenvolvimento tecnológico.
(...) "O suporte imediato ao desenvolvimento tecnológico objetivo nas empresas é a melhor forma de aproveitar a crise para aumentar a competitividade do País.", afirma Roberto Nicolsky, da Protec.

# 2011 : Ano Internacional da Química.
Assembléia das Nações Unidas aceita proposta da IUPAC.

# Grafeno : o "queridinho" dos componentes eletrônicos e circuitos integrados.
Ao que tudo indica, o futuro sem silício começa a ser anunciado !

# Da science-fiction para a realidade : nanorobô "surfista" de artérias !
Trata-se de um nanocirurgião que, espera-se, em breve será elemento disputado nos centros cirúrgicos.

# Brasil bate recordes de exportação de etanol e produção de biodiesel.
Aqui vão os números : o Brasil exportou 5,16 bilhões de litros de etanol, de um total de 24,5 bilhões de litros produzidos em 2008.

# Novo conceito de memória magnética.
A idéia dos pesquisadores alemães foi utilizar "ilhas magnéticas" em escala nano como conceito para a estocagem de dados.

# Confinar os nanotubos de carbono : essa é a recomendação.
A recomendação vem do Alto Conselho de Saúde Pública francês.

# Vem do Canadá a primeiríssima regra nacional obrigatória sobre a Nanotecnologia.
Delegados ambientais canadenses prevêem necessitar de dados quantitativos, de utilização e de toxicidade.

* Pontos de Vista

Editorial
# Oito anos do Boletim LQES News e do LQES Website : mais de 1.600.000 acessos !