Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VIII - número 184 - 17 de novembro de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Nariz eletrônico "fareja" câncer de pulmão.
À base de nanopartículas de ouro, o nariz eletrônico poderá possibilitar detecção precoce do mal.

# Fibras ópticas possibilitaram desenvolvimento de célula solar 3D.
Tratam-se das mesmas fibras ópticas utilizadas pela indústria de telecomunicações.

# Cientistas de diferentes áreas buscam otimizar tempo de triagem de culturas celulares.
Mais rápida a triagem, mais ganha o paciente contaminado por bactérias patogênicas. Nanopartículas deverão entrar em campo !

# Um adeusinho às pilhas alcalinas !
Os acumuladores (pilhas recarregáveis) poderão dar ao Planeta o carinho que ele merece.

# Baterias de íon Lítio poderão ter um fôlego a mais !
A Nissam Motor e a Sumitomo anunciaram a criação da "4R Battery", uma empresa comum que tem por objetivo "reutilizar, revender, refazer e reciclar" as baterias de íon.

# Granito Líquido : material de construção do futuro ?
Pesquisadores ingleses desenvolveram novo material para construção, resistente a temperaturas maiores que 1100 graus Celsius, tão versátil quanto o concreto e feito de materiais reciclados.

# Filmes muito finos de cuprato ainda apresentam propriedades supercondutoras.
Mais uma pequena pedra foi colocada no edifício dos trabalhos com supercondutores de altas temperaturas críticas, por pesquisadores do Brookhaven National Laboratory (EUA).

LQES NEWS - Ano VIII - número 183 - 01 de novembro de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Na direção da avaliação de riscos de nanotubos de carbono.
Pesquisa cooperativa envolvendo vários laboratórios da UNICAMP e UFC obtém resultados importantes sobre o comportamento destes materiais em meio aquático.

# Surge a "Magnetricidade" ou eletricidade magnética.
Pesquisadores descobriram o equivalente magnético da eletricidade: cargas magnéticas que se comportam e interagem como cargas elétricas.

# Luz ultravioleta transforma nanotubos de carbono metálicos em semicondutores.
Uma luz no problema da coexistência de tubos metálicos e semicondutores em amostras de nanotubos de carbono !

# Comunidade de nanotubos faz reunião em Niterói.
Três dias de extensas discussões marcaram a realização da reunião conjunta da Rede Nacional de Pesquisas em Nanotubos e o Encontro do INCT de Nanomateriais de Carbono.

# Lítio : novo eldorado ou miragem efêmera ?
A aposta está feita para uso em baterias para veículos elétricos. Só falta responder a uma pergunta : já combinaram com os donos das fontes produtoras ?

# A nanotech "invade" novas aplicações em energia.
Pesquisadores israelenses anunciam novas aplicações para os chamados "nanotubos peptídicos aromáticos".

# A corrida continua : a Sharp desenvolve célula fotovoltaica com rendimento de conversão de 35,8%.
Empresa japonesa retira o elemento germânio da célula convencional e o substitui por arseneto de índio e gálio (InGaAs). Com isso, fica em grande vantagem.

# Deixe sua mochila trabalhar por você e garanta a energia do seu celular.
Uma mochila capaz de converter a energia do sol em eletricidade : eis uma pechincha para os mochileiros, e outros aventureiros dos tempos modernos, que poderão recarregar seus celulares e GPS simplesmente an-dan-do !

* Pontos de Vista

* Artigo de Opinião
# Inovação : duro caminho dos obstáculos às competências.
É necessário unir empresas e Governo, estabelecendo metas de inovação na indústria. A intenção é duplicar o número de empresas inovadoras em quatro anos, diz Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Brasil.