LQES NEWS - Ano VIII - número 182 - 17 de outubro de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Prêmio Nobel de Química 2009.
Estudo dos ribossomos, verdadeiras fábricas bioquímicas, é o "responsável" pela outorga do Prêmio a três pesquisadores.

# Bionanotecnologia contra a aftosa.
Utilizando biossensores compostos por proteínas e nanopartículas, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, desenvolveram um método inovador para detectar, em bovinos, o anticorpo da febre aftosa em animais.

# Nanotubos de carbono : promissores como fertilizantes para plantas ?
Alguns pesquisadores apostam nisso, outros, são mais céticos !

# Nanotecnologia no processamento de biocombustível : lucros ambientais e financeiros !
Pesquisadores americanos trabalham para capitalizar os benefícios ambientais e financeiros do uso da nanotecnologia no melhoramento do processo de produção de etanol celulósico.

# Lab-on-a-chip é usado para sequenciar DNA.
Chip eletrônico é capaz de ler a informação genética de uma molécula de DNA.

# Nanotubos de carbono, se "ingeridos", causariam danos ao organismo.
Método de marcação isotópica poderá permitir visualizar nanotubos no interior de organismos vivos.

# Alzheimer e Parkinson : detecção precoce por conta das nanopartículas.
Desenvolvimento de laboratório-miniatura poderá permitir a detecção da doença em seus primeiros estágios.

* Pontos de Vista

* Artigo de Opinião
# Prêmio Nobel de Química 2009 : Uma crônica pessoal.
Relato do Professor José M. Riveros, do Instituto de Química da USP, sobre os tempos em que conviveu com o recém-laureado Prêmio Nobel de Química, Professor Thomas A. Steitz, quando faziam pós-graduação em Harvard.

LQES NEWS - Ano VIII - número 181 - 02 de outubro de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Morreu Aage Niels Bohr (1922-2009), Prêmio Nobel de Física.
Foi um dos grandes mestres da estrutura do núcleo atômico, e provavelmente também uma das últimas memórias vivas da epopéia da física atômica da primeira metade do século vinte.

# Metamaterial supercondutor poderá dar as cartas !
Ainda no terreno das suposições, um metamaterial poderá vir a disputar com um material "normal". Quem ganha ? Depende.

# Nanotubos de carbono : novamente o interesse terapêutico.
Apesar dos "prós e contras", pesquisadores americanos da Brown University (EUA) retomam as pesquisas.

# Cicatrização de circuitos eletrônicos.
A idéia vem dos pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) que já vem a algum tempo trabalhando no uso de resinas para cicatrizar pequenas fissuras.

# Metais radioativos fazem parte da dieta de bactéria.
O nome dela é Desulfuricans Desulfovibrio e, dizem, que cheira muito mal !

# Nanofolhas de zeólita.
Pesquisadores do KAIST (Korea Advanced Institute of Technology) informam ter encontrado um novo método para a produção de folhas de zeólita.

* Pontos de Vista

# Ser ou não ser nano.
Pesquisadores ligados ao Centro de Implicações Ambientais da Nanotecnologia, sediado na Universidade Duke (EUA), defendem revisão do conceito de nanopartícula para levar em conta propriedades e não apenas tamanho.

* LQES Responde
# O que é a sopa primordial.
No cardápio mais remoto da Terra : a sopa primordial ! Trata-se de uma mistura teórica de compostos orgânicos que teria dado origem à vida na Terra.