LQES NEWS - Ano VIII - número 180 - 16 de setembro de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Pesquisadores brasileiros agraciados com Prêmio Internacional.
O reconhecimento foi devido à contribuição e colaboração internacional no estudo de materiais nanoestruturados de carbono.

# Moléculas reveladas em sua plenitude por microscopia de força atômica.
O uso de monóxido de carbono na ponta de prova de um microscópio de força atômica permite revelar a estrutura química de moléculas.

# Depois do grafeno e do grafano, o grafono, um semicondutor magnético.
Novo sistema, à base de grafeno, é um nanomaterial magnético e semicondutor com promissoras aplicações para a próxima geração de dispositivos eletrônicos.

# Células solares orgânicas : transformação de luz em eletricidade explicada.
Pesquisadores alemães da Universidade de Wurzburg se debruçaram sobre o problema e encontraram uma resposta.

# Quarenta anos : Feliz Aniversário, Internet !
Dois de Setembro marca o ponto de partida do desenvolvimento da Rede mundial como a conhecemos atualmente. Conheça as 10 datas-chave sobre a história da Internet.

# Edifícios cobertos com algas ? Sim : para produzir biocombustível !
A idéia consta de relatório do conceituado Institute of Mechanical Engineers, dos Estados Unidos.

* Pontos de Vista

# Enfim, decodificada a estrutura molecular do cimento.
A solidez vem da desordem, não de um arranjo geométrico.

LQES NEWS - Ano VIII - número 179 - 02 de setembro de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Seria a platina um elemento "alienígena" ?
Pesquisadores australianos, canadenses e finlandeses levantaram a questão e apresentam uma possível explicação.

# Chips à base de DNA : menores, mais rápidos e eficientes.
IBM e Caltech deram um grande passo a frente.

# Redescobrindo os químicos árabes da antiguidade.
Reconhecida a contribuição dos químicos árabes na construção da Ciência e da Química.

# Dessalinização : a nanotecnologia oferece método rápido e eficiente para transformar a água do mar em água doce.
Modelagem computacional aponta nanotubos de nitreto de boro como muito eficientes para dessalinização da água.

# Com pesquisa e sem alarde.
Iniciativa internacional aposta em estudos de toxicidade para desenvolver nanomateriais seguros.

# Células solares num spray !
Novas células solares podem ser produzidas como numa pintura de paredes de prédios ou de telhados graças a uma tinta especial constituída de nanopartículas.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Patentes subprime.
Marcos Oliveira, Abifina : "Aumento do número de patentes ocorrido nas últimas décadas não se traduziu em mais produtos ou inovações no mercado. Crise no regime de patentes pode desacreditar o sistema."