Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano IX - número 189 - 18 de fevereiro de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Apareceu o Mickey.
Revista Pesquisa Fapesp de fevereiro destaca pesquisas com nanoestruturas realizadas no LQES.

# O grafeno bate mais um recorde : surge o transistor de 100 GHz.
O feito foi realizado por pesquisadores americanos ligados à IBM.

# Sobre sangue, café, óleo e... coletes à prova de bala.
Oswaldo Alves comenta para Ciência Hoje artigo publicado na conceituada revista Physical Review Letters.

# Cargas elétricas e super-resfriamento da água : uma influência enigmática.
Pesquisadores do Instituto Weizmann, de Israel, mostraram que, dependendo da natureza da carga, o ponto de super-resfriamento da água pode mudar.

# Reservas de lítio : até 2050, parecem garantidas !
Estudos realizados pelo Instituto Fraunhofer indicam que sim, estarão garantidas. Contudo, há preocupação com aspectos geopolíticos e ambientais.

# Cientistas destroem, com "nanobolhas", células cancerígenas.
Pesquisadores russos e americanos desenvolveram metodologia que permite fazer o diagnóstico e o tratamento simultaneamente.

* Vivência LQES

Monografias LQES
# Sinergismo de Propriedades em Semicondutores com Estrutura Hierárquica.
Autor - Elias de Barros Santos.

LQES NEWS - Ano IX - número 188 - 01 de fevereiro de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Novamente, um transistor do tamanho de uma molécula.
Equipe americano-coreana conseguiu controlar a passagem de elétrons. Vida mais longa para a Lei de Moore ?

# A reinvenção da roda. O MIT está nessa !
Por ocasião da Cop 15 - Copenhague 2009, o famoso MIT (Massachusetts Institute of Tecnology), EUA, apresentou uma roda de bicicleta que desempenha as funções de um verdadeiro "canivete suíço".

# Pele artificial criada em laboratório.
Pesquisadores espanhóis conseguiram gerar pele humana artificial, com propriedades biomecânicas, empregando engenharia tecidual.

# Hidrogênio e platina, apenas bons amigos.
Está chegando ao fim o "casamento" da platina com o hidrogênio ?

# Detecção de toxinas em água ? Use um econômico sensor de papel !
Cientistas fazem uso de nanotecnologia para converter papel em um sensor que pode detectar toxinas na água potável.

# Coca-Cola adota garrafa feita de plástico de cana-de-açúcar.
Garrafa com material derivado da cana-de-açúcar é a primeira geração da garrafa do futuro. Análises mostram que a embalagem deixa uma pegada de carbono menor que as de plástico usadas atualmente.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Pesquisa científica dá salto na China. Brasil avança entre os BRICs.
Dados são da Thomsom Reuters que faz um apanhado desde 1981.

* Vivência LQES

Monografias LQES
# Desenvolvimento, Caracterização e Mecanismos de Ação de Nanopartículas para Uso em Terapias Químicas (Quimioterapia), de autoria de Raphael Dias Holtz.