LQES NEWS - Ano XII - número 265 - 16 de abril de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Prata biológica.
Artigo da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho de pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp sobre nanopartículas produzidas a partir de fungos, testadas com sucesso em tecidos antibacterianos e em ferimentos.

# Brasileiros e portugueses desdobram parceria em nanotecnologia.
Missão brasileira vai a Portugal para discutir e fechar acordos de cooperação para o uso do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, por pesquisadores e estudantes brasileiros.

# SBQ homenageia Fernando Galembeck, pela passagem dos seus 70 anos. Anfiteatro lotado e muita emoção na homenagem ao grande professor e cientista brasileiro.

# Uma bateria que se recarrega tão depressa quanto um supercondensador. Pesquisador da Universidade de Rice consegue este resultado, associando pentóxido de vanádio com grafeno.

# É possível transformar o CO2, atmosférico em combustível ?
Tal perspectiva poderia não apenas mudar a pegada energética mundial, mas igualmente resolver o problema da eliminação e da reciclagem do CO2, principal gás de efeito estufa responsável pelo aquecimento global.

#Germanano como alternativa ao silício e ao grafeno.
Pesquisadores americanos acabam de encontrar uma alternativa aos materiais da nova geração, tais como o grafeno.

LQES NEWS - Ano XII - número 264 - 01 de abril de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# NanoBioss inicia suas atividades com Workshop.
Laboratório Associado do SisNano (MCTI) está sediado no IQ-Unicamp.

# IBM inventa o transistor líquido.
Tecnologia poderá ser comercializada daqui a 7 anos.

# CO2 : nova matéria-prima para a química fina ?
Pesquisadores americanos das universidades de Yale e Brown desenvolveram uma nova técnica que poderá permitir o uso de CO2 para produzir acrilatos.

# Rumo ao surgimento dos transistores 3D.
Pesquisadores franceses dão um grande passo !

# Bactéria elétrica respira metais !
As bactérias Shewanella oneidensis podem, de acordo com a necessidade, respirar metais em vez de oxigênio, produzindo uma corrente elétrica.

# Teste de fibra óptica do CPqD-Telebras atinge velocidade de 2 terabits/segundo.
Ministro das Comunicações aposta em desenvolvimento da telecom.

# Descoberto o primeiro isolante topológico natural.
Trata-se do mineral Kawazulita, descoberto na República Tcheca, em uma mina de ouro abandonada.