Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XII - número 271 - 16 de julho de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Um fototransistor à base de grafeno e... de clorofila.
Graças à pesquisas em fotossíntese artificial, cientistas descobriram fato promissor : propriedades inesperadas de um fototransmissor, constituído de grafeno e de clorofila.

# Vacinação : nanobastões de ouro contra o vírus sincicial respiratório.
Nanobastões de ouro, revestidos com proteínas, desencadeiam resposta imunológica.

# Nano-tecnologias para a saúde : área preparada para ficar muito bem na cena !
A Internet oferece numerosíssimas possibilidades de inovação - especialmente no setor de objetos conectados e da saúde - permitindo, assim, a muitos países, inovar cada vez mais.

# A forma das nanopartículas influencia na sua eficácia e desempenho.
Partículas em forma de hastes alongadas são preferíveis às esferas para "entregar" quimioterapia em nível dos vasos sanguíneos irrigando os tumores.

# Fusão de dois laboratórios do IQ faz surgir o Nanobioss.
Matéria do Jornal Unicamp apresenta nova "facility", criada no Instituto de Química da Unicamp.

# Pesquisa em saúde terá investimento de R$ 13 bilhões em quatro anos.
Financiamento do Ministério da Saúde abre excelentes perspectivas e possibilidades para a geração de conhecimento novo.

LQES NEWS - Ano XII - número 270, Especial - 10 de julho de 2013.

* Em Pauta

Hot temas: Grafenos, Nanopartículas e Nanotubos.

Estes diferentes materiais, tem sido a base do desenvolvimento da Nanotecnologia e objeto de muitos estudos científicos e tecnológicos. Conheça tudo que foi veiculado pelo LQES NEWS sobre estes temas, desde 2001. São centenas de notícias para que os aderentes do Boletim Eletrônico LQES NEWS e internautas em geral tenham um bom panorama do desenvolvimento destes que são, sem dúvida, as "pedras de toque" da Nanotecnologia.

Com um simples clique você terá acesso a este instigante mundo.

Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico