Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XII - número 269 - 18 de junho de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Transformando um smartphone em espectrofotômetro.
Em breve, médicos e pesquisadores poderão utilizar seus smartphones, transformados em espectrofotômetros de alta definição, para detectar ameaças bacteriológicas.

# Em vinte anos, os nanotubos não conseguiram encontrar o caminho da industrialização.
As promessas ligadas às aplicações industriais dos nanotubos de carbono acabam de sofrer um duro golpe : a Bayer "jogou a toalha" !

# Grafeno : rumo a sensores fotográficos 1000 vezes mais sensíveis à luz.
E se as máquinas fotográficas de amanhã puderem dispensar totalmente o flash ? Isto é o que promete um novo sensor à base de grafeno.

# Ampère : talvez redefinido graças ao grafeno.
O grafeno acaba de permitir que se fabrique uma fonte que gera um elétron por vez. Em última análise, isto poderá revelar uma evolução, no tempo, da constante de Planck.

# Um material que muda de cor quando esticado.
Esferas de cristais fotônicos são responsáveis por este efeito.

# Visualizando o interior de uma molécula, usando luz.
Pesquisadores usam luz para mapear, com resolução espacial nanométrica, uma única molécula.

LQES NEWS - Ano XII - número 268 - 05 de junho de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanotoxicologia Ambiental : interação de nanoestruturas com microrganismos aquáticos.
Revista Environmental Toxicology and Chemistry destaca (capa) trabalho realizado por pesquisadores da Unicamp.

# Diabetes : uma rede inteligente de nanopartículas para tratar a doença.
Pesquisadores americanos conseguiram desenvolver um sistema de nanopartículas capaz de regular a taxa de glicemia (açúcar) no sangue liberando insulina para diabéticos.

# Clusters de nanopartículas de ouro para melhorar os sensores SERS ?
Utilizar clusters de nanopartículas de ouro para aumentar a performance de certos instrumentos de medida de alta precisão (os sensores SERS) poderá ser uma idéia particularmente interessante e economicamente viável.

# Grafeno branco contra maré negra.
O "grafeno branco", um novo material, soberano contra a maré negra ? É o que afirmam pesquisadores que testaram as propriedades despoluentes do nitreto de boro.

# Micróbios modificados podem se desenvolver no escuro.
Cientistas da Universidade da Califórnia, em Davis (EUA), modificaram geneticamente uma cepa de cianobactéria fotossintética capaz de se desenvolver sem necessidade de luz.

# Abiquim diz que é possível chegar a 90% da capacidade.
Presidente da Associação Brasileira da Indústria Química está otimista para 2013.