Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XII - número 267 - 16 de maio de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanotubos e chumbo : combinação fatal.
O número de maio da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho realizado pelo LQES e Instituto de Pesca do Estado de São Paulo.

# Bayer para de fabricar nanotubos de carbono.
A empresa alemã Bayer anunciou o fechamento de sua fábrica de nanotubos de carbono, em comunicado de 8 de maio de 2013.

# Nanotecnologia : solução do futuro para a construção.
O objetivo das pesquisas continua sendo o mesmo : a sustentabilidade. Estudos recentes estão interessados especialmente na nanotecnologia aplicada à construção.

# Eletrônica : seria o germanano concorrente do grafeno ?
O grafeno é muitas vezes apresentado como o material miraculoso da eletrônica do futuro, que assegurará a perenidade da Lei de Moore. Contudo, os semicondutores clássicos não deram sua última palavra, como prova um trabalho recente sobre o germanano.

# Pesquisadores conseguem finalmente controlar a quiralidade de nanotubos de carbono.
Um dos interesses no campo de pesquisa de nanotubos de carbono consiste em sintetizar nanotubos de carbono de parede simples (SWNTS - Single-walled carbon nanotubes), com quiralidades controladas.

# Filme no qual o átomo é a estrela.
Usando um microscópio de tunelamento, pesquisadores da IBM fizeram um nanofilme com nanopersonagens !

LQES NEWS - Ano XII - número 266 - 03 de maio de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanocompósito de i-papel e nanotubos de carbono para aplicação em remediação ambiental é desenvolvido no LQES.
Pesquisa original é resultado da quadragésima tese realizada no laboratório.

# Gripe e bactérias : combinação mortal !
Quando a gripe "se aproxima", todo o cuidado com as bactérias é pouco ! Estudo revela que a principal causa de mortalidade em casos de gripe é a infecção bacteriana. O vírus iria diminuir a ação do sistema imunológico e favorecer o desenvolvimento de organismos patogênicos.

# Novo método para captura de metano.
Cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) e da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA) desenvolveram um novo método de captura do metano, o segundo gás de efeito estufa mais importante, emitido pelo homem na atmosfera.

# Bateria e supercapacitor em um único sistema.
Pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) desenvolveram um novo tipo de bateria, que associa as vantagens das baterias de alta potência e supercapacitores.

# Nanocristais de molibdênio para substituir os transistores.
A indústria eletrônica prevê reduzir o tamanho dos transistores de 6 nanômetros, daqui a 2020. Mas, para ir além, buscando a miniaturização, os cientistas exploram outras vias tecnológicas.

# Pesquisadores britânicos desenvolvem dispositivo fotoelétrico inteligente e transparente.
Pesquisadores da Universidade de Exeter desenvolveram um novo dispositivo fotoelétrico, flexível e transparente, capaz de converter luz em sinais elétricos, fazendo uso de um par de materiais (graphexter e grafeno), recém-descobertos.