LQES NEWS - Ano XIII - número 288 - 23 de abril de 2014.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Pesquisadores brasileiros fazem descobertas em eletrostática.
Grupo do instituto Inomat, coordenado por Fernando Galembeck, descobre eletricidade proveniente da umidade e desvenda mecanismos da geração de energia por atrito.

# Cetem obtém patente para fertilizante alternativo de base mineral.
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu o pedido de patente de uma nova tecnologia de produção de fertilizantes de liberação lenta.

# Aceleração nas aplicações comerciais do grafeno.
Reino Unido investe 2,5 milhões de libras.

# Três anticancerígenos numa mesma nanopartícula !
Pesquisadores americanos abrem novas possibilidades na batalha contra o câncer.

* Pontos de Vista

Entrevistas
Conheça as entrevistas veiculadas pelo LQES Website sobre os mais diferentes assuntos de C,T &I e Educação com destacados pesquisadores nacionais e internacionais. São mais de 25 entrevistas. Vale a pena conferir.

LQES NEWS - Ano XIII - número 287 - 07 de abril de 2014.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanotoxicidade do grafeno e óxido de grafeno.
Trabalho de pesquisadores brasileiros é capa de revista da American Chemical Society.

# Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas.
Um novo campo de pesquisa baseado nas nanotecnologias e biologia vegetal começa a surgir.

# Pesquisadores recomendam soluções locais para adaptação ao clima.
Os países em desenvolvimento precisam fazer adaptações adequadas à sua realidade socioeconômica para minimizar consequências do aquecimento global, como a insegurança alimentar.

# Novo ministro destaca missão de criar programa ousado para a ciência.
"É preciso formular um grande programa para ciência brasileira, ter visão de futuro e andar rápido", palavras do novo titular do MCTI.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
Conheça os artigos de opinião veiculados pelo LQES NEWS sobre os mais diferentes assuntos de C,T &I e Educação desde a sua primeira edição. São mais de 100 artigos. Vale a pena conferir.