Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XIV - número 323 - 19 de agosto de 2015.

Novidades de C&T&I e do LQES

# Anvisa limita uso de animal em pesquisa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou resolução que abre caminho para a restrição ao uso de animais em procedimentos de pesquisa no Brasil.

# Graphene beyond the hype.
Nos últimos 10 anos, o grafeno tem aparecido de forma dominante nas diferentes mídias com o título de "material miraculoso". Emma Stoye escreve para a revista Chemistry World da Royal Society of Chemistry, procurando avaliar até onde os progressos atuais correspondem às múltiplas promessas.

# Como escolher bons catalisadores ?
Dois interessantes fenômenos físicos ocorrem na superfície dos materiais : catálise e molhabilidade. O catalisador aumenta a velocidade das reações químicas enquanto que a molhabilidade está relacionada com a maneira com que um líquido se espalha sobre uma superfície.

# Fósforo preto pode substituir o silício nos chips de computadores.
O Vale do Silício na Califórnia ganhou seu apelido pela grande quantidade de fabricantes de chips de silício que surgiram na área a partir da década de 1980. Apesar da sua onipresença como material-base dos chips, o silício pode começar a ter a concorrência de uma nova versão de um "velho material".

# Um novo caminho para o ouro negro.
Se o ouro coloidal pode se auto-montar na forma de vesículas maiores, um estado tridimensional chamado de "ouro negro" pode ser alcançado porque este absorve quase todo o espectro de luz visível.

# Estruturas poliméricas a partir de gases do efeito estufa.
De vilão CO2 se transforma em fonte de carbono para a produção de polímeros.

LQES NEWS - Ano XIV - número 322, Especial - 18 de agosto de 2015.

Especial

# ABC e SBPC publicam manifesto sobre nanociências e nanoengenharia.
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicaram manifesto em resposta aos relatos dos Projetos de Lei 5133/13 e 6741/13, ambos de autoria do Deputado Federal José Sarney Filho. Leia a íntegra da Carta.

LQES NEWS - Ano XIV - número 321, Especial - 05 de agosto de 2015.

* Especial - LQEScience - Vídeos e Áudios

O Laboratório de Química do Estado Sólido tem participado de vários eventos, programas de televisão e de rádio que tem tratado do tema Nanotecnologias e que foram registrados em mídia digital. Estas gravações estão agora disponíveis podendo ser acessadas pelos aderentes do Boletim LQES NEWS e pelos internautas em geral. Trata-se de mais uma iniciativa no sentido de divulgar as Nanotecnologias visando aumentar sua visibilidade para estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, grande público e, sobretudo, melhorar a compreensão dos legisladores sobre este tema de fundamental importância para a inovação e o desenvolvimento industrial brasileiro.

Oswaldo Luiz Alves, Scientific Editor

Novos Saberes - Nanotecnologias - V Encontro de Bioética no Mackenzie (SP) - Video TV-Mackenzie (disponibilizado em 06 de julho de 2015) (Duração: 57:27)
Palestra do Prof. Oswaldo Luiz Alves (LQES/Nanobioss -Unicamp) - Nanotecnologias: desenvolvimentos, oportunidades e desafios

Nanomedicina - Programa TV Univesp e TV Cultura (SP)- Vídeo - Bloco 1 (disponibilizado em 25 de julho de 2015) (Duração: 13:07)
Destaques para pesquisas no Instituto Butantã, Instituto de Física USP e IPT.

Nanomedicina - Programa TV Univesp e TV Cultura (SP)- Vídeo - Bloco 2 (disponibilizado em 25 de julho de 2015) (Duração: 15:15)
Destaques para pesquisas no Instituto Butantã, Instituto de Física USP, IPT e Laboratório de Química do Estado Sólido (Unicamp).

Nanotecnologia é dirigida pelo marketing (mercado) e pelo conhecimento científico - Programa CBN Noite Total com Tania Morales Áudio (disponibilizado em 13 de abril de 2015 (Duração 1:13:22)
Participação de Maria Luisa Leal (ABDI) e Oswaldo Luiz Alves (LQES/NanoBioss - Unicamp.

LQES NEWS - Ano XIV - número 320 - 01 de agosto de 2015.

Novidades de C&T&I e do LQES

# Químicos caracterizam hidrogéis macroporosos em 3D.
Químicos da Carnegie Mellon University (EUA) desenvolveram métodos para caracterizar hidrogéis macroporosos em 3D.

# Espectrômetro de quantum-dots.
Dispositivo projetado por químicos será tão pequeno que poderá ser usado num smartphone.

# Futuro do grafeno.
Relatório da consultora americana Lux aponta que não será muito melhor do que aquele reservado aos nanotubos de carbono.

# Baterias de íons lítio usando grafeno.
Samsung acredita que pode dobrar a capacidade usando este novo design de bateria.

# IBM anuncia o futuro dos processadores de 7 nanômetros.
Associado a parceiros, a IBM Research anuncia ter desenvolvido uma técnica de gravação de somente 7 nanômetros, ou seja três a menos que nos processadores prometidos para 2016.

# Despoluição da água e do solo.
Pesquisadores americanos e canadenses utilizam nanopartículas fotosensíveis para conseguir estes resultados.

# O IFGW e o superelástico que é destaque na Science.
Borracha envolvida com nanotubos de carbono pode ser esticada até 30 vezes sem perder condutividade.