Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XIV - número 307 - 24 de fevereiro de 2015.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Pesquisa recentemente publicada pelo LQES é destaque em site de organização americana.
Com o título de "Nanomaterials interact with agricultural pesticides, increasing toxicity to fish", a The Organic Center (EUA) comenta os resultados divulgados na sua seção Hot Science.

# Ciência ao alcance das mãos.
Pesquisadores retomam projeto que leva pequenos laboratórios individuais a alunos do ensino médio.

# Anvisa aprova resolução para agilizar aprovação de pesquisas com remédios.
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou resolução que pretende tornar mais célere a aprovação de pesquisas com remédios e dispositivos médicos no Brasil.

# Um trajeto mais rápido para a internet.
Pesquisadores da Universidade de Antuérpia conseguiram pela primeira vez dispor moléculas orgânicas no interior de nanotubos, o que poderá gerar uma comunicação mais rápida pelas fibras ópticas.

# Concorrência para o grafeno.
Dissulfeto de molibdênio vem aí...

* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# Os doze trabalhos de Hernan.
Leia o artigo do Acadêmico Carlos Medicis Morel para o Jornal da Ciência, em que cita alguns desafios que o novo presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, terá de enfrentar.

* LQES Cultural
Conheça o Museo D'Orsay, em Paris, e algumas obras de seu acervo.

LQES NEWS - Ano XIV - número 306 - 09 de fevereiro de 2015.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Interações fatais.
Revista Pesquisa Fapesp destaca pesquisa realizada no INCT-Inomat envolvendo, LQES Unicamp, Secretaria da Pesca do Estado de São Paulo e LNNano.

# Petrobras concederá mais de 17 mil bolsas de estudo.
Financiamento é proveniente do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH) que tem validade até 2021.

# Explorando as novas potencialidades do óxido de grafeno.
Artigo assinado por membros no Laboratório NanoBioss/SisNano revela as amplas possibilidades do óxido de grafeno como transportador de fármacos e "scaffold" para interações celulares.

# Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de dezembro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

# Nanotubos de carbono.
Como medir a quantidade deste nanomaterial no organismo.

* LQES Cultural
# Veja a exposição Van Gogh no MuseuThyssen - Bornemisza (Madri), Espanha.