Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XIV - número 331 - 17 de novembro de 2015.

* Em Pauta
Novidades de CT&I e do LQES

# Senado aprova projeto que obriga bolsistas a colaborarem com escolas públicas.
Pelo texto, os bolsistas deverão prestar serviços de divulgação, formação e informação científicas e educacionais em estabelecimentos públicos de educação básica. A carga horária prevista é de, no mínimo, quatro horas semanais.

# A interdisciplinaridade em pauta no cenário acadêmico internacional.
Pesquisadores da Unicamp discutem como a interdisciplinaridade passou a orientar as políticas dos organismos internacionais de fomento à pesquisa.

# Brasil terá primeiro museu de ciências forenses da América Latina.
Museu de ciências forenses : mais uma oportunidade para conhecer a importância da C&T para a sociedade.

# Pesquisa do Cetene usa nanopartículas de prata para tratamento de cáries.
Ação bactericida teve resultado animador. Estudos foram desenvolvidos com a Universidade Federal de Pernambuco, ampliando as possibilidades de prevenção e tratamento sem o temido motor dos dentistas.

# Rio Doce foi 'cimentado'.
Danos ambientais são irreversíveis, avalia ambientalista.

# Nanotecnologia leva lições da computação para indústria de óleo & gás.
Conceito tem um grande potencial de ajudar a aumentar a produção de petróleo em reservatórios específicos.

# Oswaldo Alves toma posse na Academia Mundial de Ciências (TWAS).
A cerimônia de posse será realizada na Academia de Ciências da Áustria, em Viena, esta semana.

LQES NEWS - Ano XIV - número 330 - 04 de novembro de 2015.

* Em Pauta
Novidades de CT&I e do LQES

# Nanocápsulas.
Pesquisadores mexicanos desenvolvem sistema nanoestruturado para a proteção de nutrientes em bebidas e suplementos alimentares.

# Tecnologia baseada em chip permite detecção direta e segura do vírus Ebola.
Equipe liderada por pesquisadores da University of California Santa Cruz (UCSC) desenvolveu tecnologia baseada em chip para detecção confiável do vírus Ebola e outros patógenos virais.

# Dopando nanocristais com nanocristais.
Semicondutores formam a base de todos os equipamentos eletrônicos modernos e microprocessadores. A capacidade de "dopagem" de semicondutores é crucial para essas aplicações.

# Um tipo diferente de semicondutor de duas dimensões (2D).
Híbridos 2D de perovskitas pedem passagem !

# Quantum dots brilham quando sob tensão.
Nova geração de quantum dots cujas propriedades estão acima daquelas obtidas pelo efeito de confinamento quântico isoladamente.

# Nanotubos de carbono encontrados nos pulmões de crianças parisienses.
Pesquisadores da Universidade de Paris-Saclay encontraram nanotubos de carbono em células das vias respiratórias de crianças portadoras de asma que vivem na região parisiense. Os nanotubos poderão vir dos gases de escapamento veicular e entrar nos pulmões de cada um de nós.

# Cuidado com a maré.
Relatório propõe limites para o uso de indicadores na avaliação científica no Reino Unido.
Matéria da Revista Pesquisa Fapesp destaca, com grande oportunidade, vários "pontos- cinza" dos indicadores de produtividade.