LQES NEWS - Ano XV - número 340 - 19 de abril de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Capes disponibiliza 2.295 bolsas aos cursos de pós-graduação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou 2.295 bolsas no país (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) por meio do Sistema de Acompanhamento e Concessão (SAC).

# Palácio do Planalto sanciona lei que libera a pílula do câncer.
Comunidade científica se mobiliza contrária à liberação da fosfoetanolamina sem a realização dos estudos clínicos para comprovar a eficácia da substância como medicamento.

# Fibra óptica de 242 quilômetros é instalada no rio Solimões para levar internet ao interior da Amazônia.
Programa Amazônia Conectada já concluiu a instalação do cabo subfluvial entre Coari e Tefé. Até 2017, mais de 9 mil quilômetros de fibra óptica vão interligar 52 municípios da região.

# CNPq divulga novas datas para submissão de solicitações de Bolsas de Produtividade.
O início da submissão de propostas foi adiado para 16 de maio. As demais datas previstas no Calendário estão mantidas, incluindo o término do período de submissão – 12 de agosto – e a data de divulgação dos resultados, na segunda quinzena de janeiro de 2017.

* “As Mined”
# An unobstructed view into the cell.
Pesquisadores do Instituto Max-Planck de Bioquímica, usando a técnica de cryo-electron tomography, observaram pela primeira vez núcleos celulares em seu meio ambiente natural.

# The impact of anti-odor nanosilver clothing on the environment.
Estudo da toxicidade de nanopartículas de prata frente ao zebrafish mostra que a dose e tamanho das nanopartículas, usadas no tratamento dos tecidos, são determinantes.

LQES NEWS - Ano XV - número 339 - 02 de abril de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Citoxicidade de nanomateriais.
Trabalho realizado pelo LQES e LABLEISH (Unicamp) com óxido de grafeno (GO) e nanocompósito de óxido de grafeno com nanopartículas de prata (GOAg) mostram que estes nanomateriais são tóxicos para certos tipos de macrófagos.

# Medida Provisória facilitará importação de bens para pesquisa científica.
MP 718, publicada na última quinta-feira, 17/03, no Diário Oficial da União, desonera a importação de bens voltados para pesquisas desenvolvidas pelo CNPq ou cientistas e entidades credenciados.

# Família Moreira Salles dá os primeiros passos para criação de agência de fomento.
O casal Branca e João Moreira Salles cria agência de fomento a projetos de pesquisa e de divulgação nas áreas de Ciências e Matemática, com sede no Rio de Janeiro. Fundadores do Instituto xy.org, nome provisório, buscam profissional com vivência no meio científico para o cargo de diretor executivo.

# Ministério cria grupo para avaliar desempenho de políticas públicas em CT&I.
Portaria foi publicada no Diário Oficial da União em 31/03.

* “As Mined”
# The 3.8 Å resolution cryo-EM structure of Zika virus.
Artigo publicado na revista Science mostra todo o poder da crio-microscopia eletrônica na determinação de complexas estruturas de vírus. O uso desta notável ferramenta está abrindo um novo futuro para as ciências da vida.

# Two-dimensional CH3NH3PbI3 perovskite : a new promising optoelectronic material.
Trata-se de mais um material da moda, ou temos verdadeiramente um material com amplas possibilidades para modificar o cenário dos dispositivos optoeletrônicos, como células solares, fotodetectores ou mesmo diodos emissores de luz.

* LQES Cultural
Cultura das Ciências
# Exposição "A Química na história do universo, da terra e do corpo".
A Química como ciência da transformação da matéria, por meio de uma abordagem histórica e com suas implicações no cotidiano social é tema de exposição no MAST (RJ).