LQES NEWS - Ano XV - número 346 - 15 de julho de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Investimento de 2% do PIB em ciência é o mínimo para competir com grandes players.
Lançada em maio deste ano, a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia (Encti) 2016-2019 tem potencial para pavimentar o caminho do desenvolvimento para o Brasil.

# Demora no reconhecimento de patentes desestimula inovação no Brasil.
Morosidade em processos é um dos principais empecilhos para empresas inovadoras.

# Brasil terá a maior usina de energia solar da América Latina, com investimentos de US$ 300 milhões.
Planta de Nova Olinda, localizada no Piauí, poderá gerar até 292 MW e deve ficar pronta em 2017, segundo grupo italiano Enel.

# Conselho da SBPC divulga nota de apoio integral à presidente Helena Nader.
Os conselheiros da entidade afirmam que “manifestações de caráter violento que visam desqualificar pessoas, e não debater ideias, são incompatíveis com a missão da SBPC e o estado democrático de direito”.

# Afinal é possível medir a velocidade Browniana de uma nanopartícula ?
Pesquisadores dos Departamentos de Química e Física da Universidade de Aveiro, dizem que sim. O artigo foi publicado na revista Nature.

* “As Mined”
# How to turn nanoparticles into single-atom catalysts.
Pesquisadores exploram um processo que normalmente destrói catalisadores metálicos suportados em sistemas estáveis constituídos por átomos de platina isolados sobre um suporte sólido.

# Nanotechnology 'tattoo' can map emotions and monitor muscle activity.
Novo "eletrodo-pele" é confortável e tem grande potencial em aplicações comerciais e médicas.

# Graphene hydraulic press delivers new 2D materials.
Nano-prensa hidráulica permite criar novos materiais bidimensionais através da aplicação de enormes pressões sobre compostos selados entre camadas de grafeno.

# Nanoformulations allow design of programmable RNA vaccines.
Testes em ratos apontam que as vacinas podem ser usadas contra Ebola, gripe e parasitas comuns.

LQES NEWS - Ano XV - número 345 - 03 de julho de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Fiocruz e NIH lançam estudo em larga escala de grávidas em áreas afetadas pelo vírus zika.
Esforço internacional deve envolver aproximadamente 10 mil mulheres.

# Brasil exporta urânio enriquecido pela primeira vez, anuncia INB.
Contrato firmado pelas Indústrias Nucleares do Brasil prevê o fornecimento de quatro toneladas do produto para a carga inicial de um reator na Argentina. Acordo ratifica a competência técnica da INB e representa um marco na cooperação entre os dois países, diz presidente.

# Curso de Introdução – Nanotecnologia & Nanotoxicologia.
O curso é uma iniciativa do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que ocorrerá no período de 03 a 04 de agosto de 2016 em Campinas-SP.

* “As Mined”
# The pressure to publish pushes down quality.
Os cientistas devem publicar menos, diz Daniel Sarewitz para a revista Nature, ou a boa pesquisa será imersa pelo crescente volume de trabalhos de baixa qualidade.

# Reality check on reproducibility.
Pesquisa realizada com leitores da revista Nature revelou um elevado nível de preocupação com o problema dos resultados de pesquisa não reprodutíveis. Pesquisadores, financiadores e periódicos precisam trabalhar juntos para tornar a pesquisa científica mais confiável.

# Nanotechnology and math deliver two-in-one punch for cancer therapy resistance.
Matemática, biologia e nanotecnologia apesar de parecerem estranhas, são companheiras eficazes na luta contra a resistência ao tratamento de câncer. Foi desenvolvida uma nova e revolucionária abordagem para resolver este problema através de uma combinação letal de fármacos alojados em uma única nanopartícula.

# Dentin nanostructures - a super-natural phenomenon.
A dentina é um dos materiais biológicos mais duráveis do corpo humano. Pesquisadores mostraram que a razão para isto pode ser atribuída às suas nanoestruturas e, especificamente, pelas interações entre componentes orgânicos e inorgânicos.

* Pontos de vista
Artigos de Opinião
# A qualidade da ciência brasileira exige realmente a volta do MCTI ?
Nagib Nassar, Especial para o site Direto da Ciência.