LQES NEWS - Ano XV - número 344 - 21 de junho de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Parque Tecnológico de São José dos Campos se torna o maior do País.
Instituição no Vale do Paraíba conta com 304 empresas, distribuídas em centros empresarias, incubadoras, centros de desenvolvimento tecnológico e APLs.

# Universidades paulistas lideram pesquisa em cosméticos no mundo.
As constatações são do estudo “State of Innovation 2016”, realizado pela área de negócios de propriedade intelectual e ciência da Thomson Reuters.

# Ministro Gilberto Kassab conversa com cientistas e reitores na ABC.
Fusão dos ministérios e a questão da recomposição do orçamento de C,T&I foi a tônica das discussões.

* “As Mined”
# Researchers discover new way to turn electricity into light, using graphene.
Corrente elétrica no grafeno pode gerar um feixe de luz intenso e focalizado.

# Surface area is a highly relevant dose metric for nanoparticle toxicity assessments.
Devido a densidade dos nanomateriais é mais conveniente expressar a dose em termos de área do que concentração por peso.

* LQES Cultural
Cultura das Ciências
# Em nome dos pesquisadores.
Com vocação para difundir conhecimento e aconselhar governos, Academia Brasileira de Ciências comemora centenário.

LQES NEWS - Ano XV - número 343 - 01 de junho de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Brasil é destaque em estudo global de inovação.
No estudo State of Innovation 2016, Brasil mais uma vez assume o primeiro lugar em investigação científica na área de cosméticos, com a USP e a Unicamp, que conquistaram, respectivamente, o 1º e 8º lugares em termos de produção de pesquisa.

# No Senado, cientistas reforçam repúdio à fusão do Ministério de CT&I.
Em audiência pública organizada pela CCT ontem, a presidente da SBPC, Helena Nader, afirmou que é preciso entender que a área de ciência, tecnologia e inovação deve ser uma política de Estado. Os senadores também se manifestaram, de forma unânime, contra a fusão e chamaram a medida de “insana” e “absurda".

# Ministro Kassab se reúne com comunidade científica e define agenda conjunta.
Na primeira reunião oficial de com cientistas, Gilberto Kassab se prontificou a agilizar o empréstimo negociado pelo MCTIC com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atividades de pesquisa.

* “As Mined”
# EU authorizes the use of Zinc Oxide (nano and non-nano) in cosmetics.
Seguindo a opinião do Comitê Científico de Segurança dos Consumidores publicado em 2012, a União Europeia (UE) autorizou o uso de óxido de zinco, na forma nano e não-nano, como filtro UV em produtos cosméticos. A União Europeia considera o uso do óxido de seguro até uma concentração máxima de 25%.

# Microscopy technique quickly distinguishes crystal polymorphs.
Artigo da revista da revista Chemical and Enginnering News descreve novo método que pode ajudar a descoberta de medicamentos, acelerando o processo de triagem.

# Hydrogel promises rapid detection of E. coli in water.
Resultados do teste de água pode ser imediatamente transmitido usando um aplicativo móvel já desenvolvida pela equipe de pesquisa.

# Ultrathin organic material enhances e-skin display.
Pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram um filme ultra fino, ultra flexível e demonstraram a sua utilização através da criação de um diodo (OLED) emissor de luz estável ao ar.

* Pontos de vista
Artigos de Opinião
# Pesquisa e Inovação um lembrete para quem chega.
Artigo de Adalberto Fazzio, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, para o Jornal da Ciência.