Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

LQES News anteriores

2017

2016
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003


em foco

hot temas

 

LQES NEWS - Ano XV - número 338 - 17 de março de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Plano de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química tem R$ 2,2 bi para 2016/17.
Conduzido pelo BNDES e Finep, o plano atuará em projetos de inovação, desenvolvimento de mercados e investimentos industriais em diversas linhas temáticas.

# Perspectivas para CT&I no Brasil não são as melhores.
Mesmo com a sanção do Marco Legal da CT&I, em 11 de janeiro, especialistas acreditam que o ano de 2016 não será dos mais fáceis para a área diante do cenário econômico brasileiro.

# França prioriza parceria em pesquisa com São Paulo.
A FAPESP recebeu, no início deste mês, a visita do conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Brasília, Alain Bourdon, que foi acompanhado de Gérard Chuzel e de Sandra Fernandes, respectivamente adidos de Cooperação para a Ciência e a Tecnologia e de Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França em São Paulo.


* “As Mined”
# New research maps nanoparticles in tissue using hyperspectral imaging.
This research presents a method for utilizing enhanced darkfield microscopy (EDFM) and hyperspectral imaging (HSI) to easily and rapidly image nanoparticles in tissues from toxicology studies and map the distribution of nanoparticles throughout biological samples based on elemental composition.

# 'Sticky waves' : Molecular interactions at the nanoscale.
Like the gravitational forces that are responsible for the attraction between the Earth and the moon, as well as the dynamics of the entire solar system, there exist attractive forces between objects at the nanoscale.


* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# O drama das universidades brasileiras.
Isaac Roitman, professor emérito e coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília e membro da Academia Brasileira de Ciências, escreve para o Correio Braziliense.


LQES NEWS - Ano XV - número 337 - 02 de março de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Transplantar órgãos impressos em 3D não é mais ficção científica.
Pesquisadores deram um passo decisivo para a criação de estruturas orgânicas impressas em 3D. A viabilidade desses transplantes no futuro é agora possível.

# Micro e pequenas empresas podem pedir exame prioritário de patente.
Mais uma iniciativa do governo federal de estímulo e apoio à inovação para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) brasileiras.

# Governo Federal quer apoiar 7 mil projetos de pesquisa até 2019.
Plano Plurianual de Trabalho (PPA) 2016/2019 definiu propostas que visam a melhoria dos diversos setores que envolvem a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país.

# Microprodutor de prata.
Fungo é usado para produzir nanopartículas metálicas que podem ser empregadas como antibacterianos.


* “As Mined”
# OSHA releases e-facts in several European languages.
The European Agency for Safety and Health at Work (OSHA) has announced that two of their short guidelines, e-facts, “Nanomaterials in the healthcare sector: occupational risks and prevention” and “Nanomaterials in maintenance work: occupational risks and prevention” are now available in several other languages than English.

# New 2-D material could upstage graphene.
The new material is made up of silicon, boron and nitrogen - all light, inexpensive and earth abundant elements - and is extremely stable, a property many other graphene alternatives lack.


* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# O Brasil na contramão da história.
“Contra tudo que a História nos ensina, o Ministério que deveria estar pensando em mecanismos para a retomada do crescimento, está tornando impossível a sobrevivência nacional do sistema de Ciência e Tecnologia e, como consequência, comprometendo seriamente a competitividade da Indústria Nacional”, afirma Rogério Cerqueira Leite.


 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco