Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

LQES News anteriores

2017

2016
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003


em foco

hot temas

 

LQES NEWS - Ano XV - número 355 - 16 de novembro de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Divulgados INCTs que serão financiados (pela FAPESP).
Comitê de Coordenação dos INCTs definiu os 101 projetos que poderão receber recursos.

# Planalto anuncia reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e medidas para estimular o setor.
Comunidade científica considera medida positiva, mas reforça a necessidade de livrar da PEC dos gastos públicos os orçamentos da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

# Anunciada a liberação de recursos para pagamentos restantes do Universal 2014 e INCTs têm recursos assegurados.
Negociação com o Ministério da Fazenda permitirá a quitação de restos a pagar, contratação de INCTs e o pagamento de projetos da Chamada Universal.

# Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil.
O simpósio Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil será realizado no dia 23 de novembro de 2016, na FAPESP, em comemoração aos 100 anos da Academia Brasileira de Ciências.

# Ministério discute a regulamentação de produtos oriundos de nanotecnologia.
Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, pesquisadores apresentaram a contribuição brasileira para a definição de protocolos internacionais. "Precisamos avançar neste tema para garantirmos que a sociedade se sinta segura ao utilizar produtos com nanotecnologia", disse Alvaro Prata.

# Desbalanceamento na colaboração internacional afeta negativamente a utilidade de produção científica dos países, bem como dados do impacto tecnológico e social.
Estudo de pesquisadores da UFRGS e do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) foi publicado no jornal internacional Scientometrics.


* “As Mined”
# Tailored carbon nanomaterials could help treating neurological diseases.
Esforço de pesquisa interdisciplinar pode auxiliar pacientes com doença de Parkinson e pessoas com distúrbios de memória.

# Desalination with layered graphene membranes.
Membranas feitas a base de grafeno podem ajudar a transformar o processo de dessalinização - intensivo no gasto de energia -, em um processo mais energeticamente eficiente. O novo processo pode não só reduzir a pegada de carbono como também suprir as necessidades de países, que dependem fortemente da desalinização, para prover suas necessidades de consumo de água potável.

# Chemistry driven by the sun, for a sustainable future.
Grupo de cientistas mostraram ser possível e, necessário para um futuro sustentável, "pilotar" as reações químicas usando a energia solar.

# Spinach plants modified to detect explosives.
Engenheiros mudas modificadas de espinafre em sensores que podem detectar explosivos e, em seguida, transmitir essas informações para um dispositivo portátil.

# Adding Hydrogen to Graphene.
Pesquisadores coreanos reportam estudo fundamental sobre como o grafeno é hidrogenado.


* Ponto de Vista
Artigo de Opinião
# Are we heading for a world without chemists ?
Esta indagação é levantada por Ale Palermo manager do Membership and External Affairs Directorate da Royal Society of Chemistry. Discussões sobre o Futuro da Química iniciado pela RSC leva em conta quatro cenários: Chemistry saves the world, Push-button chemistry, A world without chemists e Free market chemistry.


LQES NEWS - Ano XV - número 354 - 01 de novembro de 2016.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Acadêmicos são agraciados com I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell.
Os Acadêmicos Mayana Zatz, Oswaldo Luiz Alves, Ricardo Gazinelli e Roger Chammas estão entre os vencedores do I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell, cujo propósito é reconhecer e divulgar trabalhos inovadores nas áreas de ciências, educação e saúde pública.

# SBPC e ABC se manifestam contra reestruturação organizacional do MCTIC.
Em carta ao ministro Gilberto Kassab, a SBPC e a ABC consideram um “inconcebível retrocesso” a medida que deixa o CNPq, a Finep, a AEB e a CNEN subordinados a uma “Coordenação Geral de Serviços Postais e de Governança e Acompanhamento de Empresas Estatais e Entidades Vinculadas”.

# UE define áreas prioritárias para cooperação com o Brasil.
A Comissão Europeia divulgou neste mês um relatório referente aos planos da cooperação internacional entre o Brasil e a União Europeia (UE) em pesquisa e inovação. Foram listadas no novo documento as áreas prioritárias para desenvolverem em conjunto estratégias de cooperação nesses segmentos.

# O maior projeto de pesquisa sobre a Terra se torna mais sério.
Após anos de atrasos, a nova direção do projeto ITER acredita que pode demonstrar que a fusão nuclear é o futuro da energia.

# Franceses investigam se corantes de guloseimas fazem mal à saúde.
Para responder à pergunta, o ministério da Saúde francês está investigando se balas e outras tentações vendidas no país têm um corante à base de dióxido de titânio que pode fazer mal à saúde.


* “As Mined”
# Applying nanotechnology to make porous acupuncture needles.
Pesquisadores foram bem sucedidos, usando nanotecnologia, no desenvolvimento de agulhas porosas para acupuntura com propriedades terapêuticas superiores.

# Graphene cracks the glass corrosion problem.
Cientistas demonstraram que revestimentos de grafeno podem proteger vidros da corrosão. Esta pesquisa pode contribuir para resolver inúmeros problemas de corrosão de vidros em vários tipos de indústrias.

# New nanomedicine approach aims to improve HIV drug therapies.
Nova pesquisa tem como objetivo melhorar a administração e a disponibilidade de drogas terapêuticas para pacientes com HIV através do uso da nanotecnologia.

# Where nanotechnology can learn from green chemistry.
A intersecção da nanotecnologia e a química verde apresenta uma excelente oportunidade para garantir que ambas as áreas possam aprender uma com a outra.


* LQES Responde
# O H1N1 está chegando. Todo cuidado é pouco !
Saiba como lavar as mãos de forma simples e eficaz e conheça vários fatos importantes sobre a presença de bactérias em nossas mãos.


 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco