LQES NEWS - Ano XVI - número 370 - 16 de junho de 2017.

* Em Pauta

# "A tendência é o crescimento da participação da química no PIB global. Não tem como ficar de fora”, ressalta pesquisador.
Os desafios para a inovação no setor químico foram discutidos, em São Paulo, em evento da Abiquim que reuniu representantes da academia, do governo e da indústria.

# Brasil na liderança em participação feminina na pesquisa científica.
O relatório “Gender in the Global Research Landscape”, estudo produzido pela Elsevier que analisa questões de gênero na pesquisa científica mundial, será lançado no dia 22 de junho, no Rio de Janeiro.

# Coordenador Científico do LQES recebe Prêmio Inventores 2017 da NOVA/Unicamp.
O Prêmio foi concedido na categoria Patente Concedida pela concessão de duas cartas-patentes pelo INPI.

# NanoBioss organiza Workshop sobre nanopartículas de prata e sua ação frente a sistemas biológicos.
Evento realizado no Instituto de Química da Unicamp contou com a presença de membros do Nanobioss, como também, de pesquisadores de outros laboratórios do SisNano.

* “As Mined”
# Blood test uses nanotechnology to predict aggressive prostate cancer accurately.
Dados clínicos sugerem que até 40% dos homens poderiam evitar biópsias dolorosas.

# Advanced quantum dots shed bright light on biological processes.
Pesquisadores criaram pontos quânticos que atuam no infravermelho capazes de "imagiar" órgãos em funcionamento, fazer medições metabólicas e acompanhar o fluxo sangüíneo microvascular em cérebros normais e tumores cerebrais.

# Researchers propose a new way of performing in vitro tests on nanoparticles.
Pesquisadores propõem uma nova maneira de realizar testes in vitro de nanopartículas que poderiam aumentar a correlação com os resultados in vivo. Isso envolve a reprodução no laboratório das variações dinâmicas e fluídicas que essas partículas experimentam no corpo humano.

# New waterproofing and antifouling nanomaterials.
Nova classe de nanomateriais com molhabilidade ajustável tem aplicações importantes que vão desde superfícies anti-incrustantes até impermeabilizantes.

# Thirsty MOF sucks more water from air.
Estrutura organometálica com alta capacidade de remoção de água pode aumentar o desempenho de dispositivos de refrigeração por adsorção.

* LQES Cultural
Cultura das Ciências
# The Origins of Today's "Central Science".
Muitos dos primeiros químicos, médicos e filósofos também eram alquimistas.

LQES NEWS - Ano XVI - número 369 - 01 de junho de 2017.

* Em Pauta

# Pesquisadores do LQES desenvolvem nanopartículas capazes de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.
Pesquisa que ainda está na fase de testes usa nanopartículas para atingir tumores.

# Tecnologia da Unicamp reduz efeitos colaterais da quimioterapia.
Patente desenvolvida no Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) está disponível na Agência de Inovação Inova Unicamp.

# Esperança renovada na luta contra o câncer.
Técnica que utiliza nanopartículas de ouro para destruir células cancerígenas e impedir metástase foi apresentada na Reunião Magna da ABC, em 10 de maio. Projeto é encabeçado pelo cientista egípcio, radicado nos EUA, Mostafa Amil El-Sayed.

# Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica pretende fomentar desenvolvimento científico.
A assembléia de fundação da SBFoton foi realizada durante o workshop internacional Trends in Optical Technologies, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), em Campinas (SP).

* “As Mined”
# Chemists Recreate Nanoparticle Skin Requires for Melanin Production.
Químicos, cientistas de materiais da UC San Diego criaram o que pode ser o filtro solar (protetor solar) natural final.

# 10 Breakthrough Technologies 2017.
Tecnologias revolucionárias afetarão a economia e a política, melhorarão a medicina e influenciarão nossa cultura. Algumas delas já estão entre nós, outras levarão uma década para se desenvolver. Apesar disso, você precisa conhecê-las agora.

# Researchers create first significant examples of optical crystallography for nanomaterials.
Nanocristais possuem diversas aplicações que abrangem imagiamento biomédico, dispositivos emissores de luz e componentes eletrônicos. Suas propriedades óticas originais resultam do tipo de cristal de que são formados. No entanto, temos, até hoje, um importante gargalo no desenvolvimento de nanocristais : a necessidade da utilização de técnicas de raios-X para sua determinação.

# Researchers Solve Graphene's Flammability Problem, Open Door to Large-Scale Production.
Aumento da produção de materiais à base de grafeno pode gerar um problema dado que o óxido de grafeno potencialmente possui risco entrar em ignição.

* LQES Cultural
Cultura das Ciências
# Science - Ancient History Encyclopedia.
O termo ciência vem da palavra latina scientia, que significa "conhecimento". Pode ser definida como uma tentativa sistemática de descobrir, por meio de observação e raciocínio, fatos particulares sobre o mundo, e estabelecer leis que liguem os fatos entre si e, em alguns casos, possibilita a previsão de ocorrências futuras.