Janeiro
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XVI - número 382, 15 de novembro de 2017.

* Em Pauta
# Na bagagem, uma inédita Química do Estado Sólido.
Excerto do livro comemorativo dos 50 anos do Instituto de Química da Unicamp, “Excelência em Pesquisa”, mostrando a trajetória do Prof. Oswaldo Luiz Alves na instituição. Entrevista e edição de texto de Camila Delmondes.

# Grupo utiliza nanopartículas de ferro para fortificar fórmula de leite infantil.
Estudo inédito no país avaliou, com resultados promissores, absorção, metabolismo e biodisponibilidade do mineral.

# Mensagem da Unesco para o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.
Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, por ocasião do Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, celebrado no dia 10 de novembro.

# Composto teórico que teria dado origem à vida na Terra é encontrado.
A descoberta pode ajudar os cientistas a entender como os compostos mais simples que formaram a vida em nosso planeta surgiram.

* LQES Cultural
# 150 anos do nascimento de Marie Salomea Sklodowska Curie.
Durante o Ano Internacional da Química (2011), o LQES News veiculou dois importantes materiais sobre Marie Curie. No momento em que é comemorado 150 anos do seu nascimento (07 de novembro de 1867), é sempre maravilhoso conhecer ou relembrar a vida, as realizações e as homenagens feitas a esta notável cientista. Para isto basta clicar nos títulos abaixo : Marie Salomea Sklodowska-Curie : Biografia e Trabalhos - Parte I e Homenagens - Parte II.

* “As Mined”
# 70-year-old malaria drug found to improve treatment of tumors.
Um novo estudo mostra que uma droga contra a malária de 70 anos pode bloquear as células imunes no fígado para que as nanopartículas possam chegar ao local pretendido do tumor, superando um obstáculo significativo de entrega direcionada de fármacos, de acordo com uma equipe de pesquisadores liderada pelo Houston Methodist.

# How to build an educational bridge ?
Como os alunos podem ser introduzidos na ciência dos materiais e na nanotecnologia ? Pierfrancesco Riccardi e Claudio Goletti ilustram as vantagens das atividades extracurriculares desenhadas por pesquisadores e professores.

# New practice guide on the characterisation of graphene.
Grafeno, o primeiro material bidimensional do mundo, é muitas vezes mais forte do que o aço, mais condutor do que o cobre, leve, flexível e um milhão de vezes mais fino que um cabelo humano.

# Dendritic fibrous nanosilica : all-in-one nanomaterial for energy, environment and health.
Um novo artigo de revisão discute a morfologia fibrosa única da família de materiais de nanosílica dendríticas, que lhe conferem várias importantes propriedades, as quais foram exploradas de forma brilhante em uma variedade de aplicações.

# NMR crystallography.
Esta revisão tópica fornece uma breve visão geral dos desenvolvimentos recentes em cristalografia de RMN e abordagens da RMN relacionadas no estudo das propriedades de sólidos moleculares e iônicos. A complementaridade com métodos baseados na difração de Raios-X são ressaltadas. Dentre elas citamos o estudo de sistemas desordenados, de sistemas dinâmicos e outros exemplos selecionados em que a RMN pode fornecer informações únicas.

# Chemist Proposes 'Sweaty Analysis' to Better Secure Electronics.
Jan Halámek, da Universidade de Albany (EUA) acredita que existe um método melhor para garantir a segurança de dispositivos eletrônicos : o nosso próprio suor.

LQES NEWS - Ano XVI - número 381, 01 de novembro de 2017.

* Em Pauta
# Nanomedicina.
TV Globo exibe programa tratando de "carreadores" para fármacos anticancerígenos que estão sendo desenvolvidos no LQES. O bloco foi apresentado no Programa "Hoje é dia de Nanotecnologia". Veja o vídeo clicando aqui.

# SBPC, ABC e ANM enviam carta à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo contra CPI da fosfoetanolamina.
“Como vamos estimular a ciência brasileira, se um resultado inesperado ou negativo pode ser questionado não por seu valor técnico, mas na arena política ?”, questionam as entidades na carta.

# Brasil e Europa assinam parceria para acelerar análise de patentes.
O objetivo é acelerar o exame de patentes em áreas estratégicas.

* Pontos de Vista
Artigos de Opinião
# A ciência no descaminho.
“Os que tudo podem descobrirão que nos dias derradeiros estarão sozinhos, apenas cinzas nas estantes do que um dia foram as bibliotecas das universidades, as salas de aula, os laboratórios, a febril produção e distribuição do saber, como é próprio do mundo do conhecimento”, comenta José de Souza Martins, sociólogo e colunista do jornal Valor Econômico.

* “As Mined”
# First graphene ISO standard published.
De acordo com a empresa Graphenea trata-se do "primeiro padrão de grafeno ISO (International Organization for Standardization) do mundo publicado. O padrão proporcionará consistência em toda a indústria mundial emergente de grafenos e acelerará a exploração comercial do material 2D".

# Global carbon dioxide emissions could fall nearly 6% by vastly expanding cane production for ethanol.
Com a expansão, a indústria da cana/etanol no Brasil poderia reduzir as emissões globais de dióxido de carbono em até 5,6 por cento, informou uma equipe internacional.

# Chemical treatment improves quantum dot lasers.
Cientistas demonstram que, ao adicionar elétrons extras em pontos quânticos (quantum-dots) especialmente projetados, eles podem aumentar drasticamente a performance do laser.

# Long nanotubes make strong fibers.
Os pesquisadores avançam na caracterização, purificação de fios de nanotubos e filmes.

# Graphene sensors detect HIV DNA.
Nova geração de sensores bioquímicos eletrônicos à base de grafeno são capazes de detectar quantidades muito baixas de DNA de HIV graças ao seu baixo ruído eletrônico.

# Making glass invisible - a nanoscience-based disappearing act.
Pesquisadores demonstraram uma maneira de reduzir os reflexos superficiais das superfícies de vidro para quase zero, através do etching de nanoestruturas.