Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XVI - número 376 - 15 de setembro de 2017.

* Em Pauta
# Descobertas nanopartículas que atravessam o muco.
Após 17 anos de pesquisa, finalmente pesquisadores conseguem produzir nanopartículas biodegradáveis.

# Bastidores da ciência sob análise : ética, assedio na ciência e boas praticas na pesquisa.
Mudança no perfil do cientista, assédio no universo da ciência e papel da imprensa na divulgação científica estiveram em pauta na retomada das atividades do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz.

# A via crucis da participação privada em ciência e tecnologia.
Em vez de auxiliar instituições de pesquisa, imposições legais criam ambiente desfavorável à execução de projetos com recursos privados.

# Brasil e China fecham parceria de tecnologia de produção de biocombustível.
O Itamaraty espera que a aplicação da nova tecnologia possa contribuir com a concretização do compromisso firmado pelo Brasil, na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança no Clima.

# Novo decreto regulamenta parcerias público-privadas em pesquisa em São Paulo.
Decreto normatiza a Lei de Inovação Tecnológica e a Lei Paulista de Inovação e as parcerias entre pesquisadores de instituições de C&T com empresas para a realização de pesquisa voltada à inovação.

* Pontos de Vista
# Contribuição à organização da pesquisa em Química e os desafios da integração com outras áreas do conhecimento.
Apesar de escrito há mais de 10 anos, as questões colocadas neste artigo continuam abertas e, mais do que nunca, se recolocam na pauta de discussão sobre os temas.

# Nosso país é governado por pessoas que não têm nenhuma preocupação com o que diz a ciência.
Artigo de Gregório Grisa, professor do IFRS, para o jornal Zero Hora.

* “As Mined”
# Scientists find that nanoparticles from tattoos travel inside the body.
Os elementos que compõem a tinta usada em tatuagens viajam dentro do corpo na forma de micro e nanopartículas e atingem os gânglios linfáticos.

# Nanomaterials help spiders spin the toughest stuff.
Pesquisadores da Itália e do Reino Unido encontraram uma maneira de tornar a seda de aranha muito mais forte, usando várias espécies diferentes e nanotubos de carbono ou grafeno.

# A new way to directly convert methane to methanol using gold-palladium nanoparticles.
Pesquisadores descobriram uma nova abordagem que permite a conversão direta de metano para metanol utilizando oxigênio molecular em condições de reação mais brandas.

# How nanotechnology could change the way HIV is treated.
A pesquisa e o tratamento do HIV chegaram incrivelmente longe desde que o vírus surgiu no início da década de 1980, espalhando pânico e confusão.

# Research team discovers 'rubber material' that could lead to scratch-proof paint for car.
Equipe internacional de pesquisadores encontrou comportamento "superliso" em algumas camadas de grafeno, ou seja, o quase "desaparecimento" da fricção.

* LQES Cultural
# Museo Galileo - Institute and Museum of the History of Science de Florença.
Faça uma Visita Virtual e conheça parte de seu maravilhoso acervo : puro encantamento !

LQES NEWS - Ano XVI - número 375 - 01 de setembro de 2017.

* Em Pauta
# Happy Birthday Prof. Oswaldo Alves.
Professor Oswaldo Alves completa 70 anos, dos quais 43, como docente da Unicamp.

# INPI diminui 90% do prazo para registro de marcas e patentes.
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, anunciou recentemente que pretende reduzir em 90% o prazo para registro de patente na área de Ciência e Tecnologia.

# Unicamp teme impactos de norma do INPI que concederá patentes sem exame técnico.
Segunda maior patenteadora do país e possuindo em seu portfólio 1.042 patentes ativas, a Unicamp se posiciona frente a vários aspectos discutíveis da norma anunciada pelo INPI.

# Google Glass no mercado agrícola ?
Sim, a tradicional fabricante de equipamentos para o setor, a filial brasileira da AGCO usa os óculos diferenciados na unidade industrial de Canoas (RS).

* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
O que são endowments e por que são raros nas universidades brasileiras.
Fundos de doações são parte importante do financiamento de atividades acadêmicas em outros países.

* “As Mined”
# Desalinization with carbon nanotubes.
A Terra é 70 por cento de água, mas apenas uma pequena porção - 0,007 por cento - está disponível para beber.

# No batteries required : Energy-harvesting nanotechnology yarns generate electricity.
Equipe de pesquisa internacional desenvolveu fios de alta tecnologia que geram eletricidade quando estão esticados ou torcidos.

# Nanotechnology delivers medicine to cancer cells while protecting healthy cells.
Nanotecnologia e ultrasonografia melhoram o tratamento de quimioterapia em experimentos.

# Researchers identify cheaper, greener biofuels processing nanocatalyst.
Combustíveis produzidos a partir de fontes biológicas baseadas em não-petróleo podem tornar-se mais eficazes e mais acessíveis, graças a pesquisas que examinam o uso de um catalisador de processamento feito bactérias e o metal paládio.

# New biological identity of inhaled nanoparticles revealed.
Simulações de dinâmica molecular revelaram um efeito corona de surfactante pulmonar revestindo as nanopartículas inaladas. Tal corona biomolecular determina a identidade biológica das partículas.

# Real-time monitoring of insulin with a nanotechnology sensor.
Os métodos atuais de detecção de insulina são demorados com baixa sensibilidade e, portanto, não são adequados para a detecção rápida e direta de concentrações clinicamente apropriadas. Um novo sensor usando a nanotecnologia grafeno, altamente sensível às mudanças na distribuição de carga e com capacidade para responder às variações de concentração de insulina fisiológica - através de um manuseio fácil e rápido -, permite o monitoramento da insulina em tempo real.