Janeiro
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XVII - número 388 - 16 de fevereiro de 2018.

* Em Pauta
# Grafeno pode ser arma certa para combater os 5 maiores problemas do planeta.
Em 2015, a ONU definiu 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals – SDGs) para atingir, em escala global, até 2030. Este conjunto de metas tem o nome de Agenda 2030 e é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo.

# Óxido de grafeno e derivados no LQES.
Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com óxido de grafeno (GO) envolvendo a produção, purificação, funcionalização, toxicologia, ecotoxicologia síntese de nanocompósitos e aplicações em embalagens, filtros e drug delivery.

# Crise na ciência não se deve apenas à falta de recursos, avaliam cientistas.
A crise de financiamento pela qual a ciência brasileira atravessa atualmente não se deve apenas à falta de recursos, mas de visão estratégica e de uma política de Estado que compreenda a necessidade de aumentar os investimentos no setor para assegurar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico e social do país.

# Bilionário russo faz um grande investimento em nanotecnologia.
O bilionário russo Roman Abramovich é conhecido por uma série de coisas. Ele é o dono do clube inglês Chelsea Football Club. Ele é um super aficionado por iates de luxo. Ele circula com mulheres lindas e muito jovens - geralmente modelos. E, agora, ele é um importante filantropo.

# Proposta destina 5% da receita corrente da União para ciência e tecnologia.
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara quanto à sua admissibilidade.

* “As Mined”
# Controlling mosquito populations using nanotechnology (nanometric emulsion).
Emulsão nanométrica ecologicamente benigna a base de óleo de neem e uréia para controlar a população de mosquitos no meio ambiente.

# These bacteria produce gold by digesting toxic metals.
A Bacterium C. metallidurans encontrou uma maneira de extrair elementos-traço valiosos de um composto contendo metais pesados sem envenenar-se.

# Liquid crystal molecules form nano rings.
Na estação PETRA III do síncroton DESY, cientistas investigaram uma forma intrigante de auto-montagem em cristais líquidos : quando os cristais líquidos são colocados em nanoporos cilíndricos e aquecidos, suas moléculas formam ...

# Vanadium dioxyde : A revolutionary material for tomorrow's electronics.
As propriedades únicas do dióxido de vanádio tornam-no perfeito para superar o silício e dar origem a uma nova geração de dispositivos eletrônicos de baixa potência. Engenheiros mostraram como esse composto pode ser usado para criar funções eletrônicas programáveis de radiofreqüência para sistemas de comunicação aeroespacial. Outras aplicações - como na computação neuromórfica e inteligência artificial - também fazem parte dos planos.

# The Bacterial 'Game of Thrones'.
Entendendo os "jogos de guerra" bacterianos dentro do nosso corpo.

# Moving beyond graphene.
O desenvolvimento de materiais 2D semelhantes ao grafeno continua a ser um desafio, entretanto, os químicos estão fazendo progressos aproximando-se de uma eletrônica e fotônica cada vez menores e mais rápidas.

# Did water-based life originate without water ?
Ao tentar entender as origens da vida na Terra, pesquisadores enfrentam um paradoxo : enquanto a água é um solvente indispensável para todas as formas de vida conhecidas que existem hoje, a água também inibe a formação de cadeias de polímeros semelhantes ao ácido nucleico, tais como RNA, que eram provavelmente precursores da vida. Isso levanta a questão : como se formaram em primeiro lugar os ácidos nucleicos ? Uma solução para este "paradoxo da água" é que a vida pode ter se originado em algo diferente da água e, apenas mais tarde, se adaptou à sua presença.

# New water-splitting method could open path to hydrogen economy.
Pesquisadores da Washington State University encontraram uma maneira mais eficiente de gerar hidrogênio a partir da água. Trata-se de um importante desenvolvimento para tornar a energia limpa mais viável.

LQES NEWS - Ano XVII - número 387 - 01 de fevereiro de 2018.

* Em Pauta
# Ex-aluno do LQES é indicado e nomeado Fellow da Royal Society of Chemistry.
Aldo Zarbin, atualmente professor do Departamento de Química da UFPR, defendeu mestrado (1993) e doutorado (1997) no Laboratório de Química do Estado Sólido trabalhando, respectivamente, com antimoniatos e incorporação de compostos organometálicos e polímeros em vidros porosos.

# Nanotubos de carbono no LQES.
Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com nanotubos de carbono envolvendo purificação, funcionalização, toxicologia, ecotoxicologia e síntese de nanocompósitos.

# Uma nova tentativa para deter o câncer de pâncreas.
Tratamento baseado na associação de imunoterapia e quimioterapia reduziu 80% do tumor em animais.

# CH4 + CO2 – CO = vida.
Para pesquisadores da Universidade de Washington, essa equação simples representa um desequilíbrio químico fundamental na atmosfera de planetas terrestres que abrigam vida.

# CAPES oferece base de dados especializada em Ciências Exatas e Engenharias.
Pesquisadores de ciências exatas e engenharia têm à disposição um banco de dados para realizar suas revisões bibliográficas.

# De onde vem o dinheiro para pesquisa das universidades dos EUA ?
Às vésperas de um novo congelamento de recursos, é preciso brecar a desinformação sobre investimentos públicos e privados.

* Pontos de Vista
# China é o país que produz mais artigos científicos no mundo. Brasil é o 12º.
Estudo da National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos divulgado em 18/01, aponta que em termos de quantidade, os chineses ultrapassaram os Estados Unidos. Investimento maciço em C&T é apontado como fator determinante desse avanço.

* “As Mined”
# Shaking up gold and palladium.
O método mecânico químico produz compostos de metais nobres sem solventes ou reagentes "desagradáveis".

# New study shows bacterial resistance to nanoparticles can be averted.
A descoberta revolucionária foi publicada na revista Nature Nanotechnology. Este é também o primeiro artigo publicado nesta revista que foi escrito exclusivamente por autores checos.

# Multifunctional nanomedicine platform for the delivery of gene therapeutics.
Maquinaria de edição de genoma para terapia de tumores "disparada" por nanopartículas de ouro modificadas.

# Proton transport in graphene shows promise for renewable energy.
Pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram novo e inesperado efeito físico em membranas de grafeno que poderia ser usado em dispositivos para "imitar" artificialmente a fotossíntese.

# New research opening for atomically thin metal nanostructures.
Pesquisadores do Nanoscience Center, Universidade de Jyväskylä, abriram uma nova possibilidade na pesquisa de nanomateriais. A essência da novidade reside no uso exclusivo de elementos metálicos em nanoestruturas planas e atomicamente finas.

# Bio-Renewable process could help 'Green' Plastic.
Pesquisadores usam precursor de plástico feito com biomassa em vez de petróleo.

# Researchers reveal high performance CNT catalyst relating to its electroconductivity.
O alto desempenho do catalisador foi determinado pela elevada estabilidade, sítios metálicos, sítios ácidos, eletrocondutividade e tolerância do CNT ao coqueamento, na obtenção de biocombustível a partir do pinhão-manso.