Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

LQES News anteriores

2018
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003


em foco

hot temas

 

LQES NEWS - Ano XVII - número 401 - 15 de julho de 2018.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Substância da uva pode reduzir o crescimento de tumores.
Bastante conhecida pela proteção cardiovascular e pelo auxílio na digestão, a uva é uma das frutas mais consumidas por quem busca melhorar a saúde. Segundo cientistas brasileiros, ela também ajuda no combate ao câncer.

# Batalhas sem fim.
Associação (SBPC) luta pelo reconhecimento dos pesquisadores e participa dos grandes debates sobre ciência no país.

# IUPAC2019 Paris.
A preparação do 47º Congresso da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) 2019, da 50a Assembléia Geral e da Celebração do Centenário em Paris está em franco andamento. O programa científico revisado já pode ser acessado no site IUPAC2019 que está em construção e que está sendo progressivamente atualizado.

# Em publicação inédita, cientistas explicam tudo sobre ressonâncias plasmônicas.
Especialistas da Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear MEPhI (Rússia), junto com os seus colegas da França (Universidade de Aix-Marselha) e do Reino Unido (Universidades de Manchester e de Exeter), resumiram pela primeira vez os resultados da pesquisa de ressonâncias plasmônicas.

# Grupo produz fibras ópticas por impressão 3D.
Pesquisadores do Instituto de Física (Unicamp) publicam primeiros trabalhos sobre o processo inédito.


* Pontos de Vista
* Divulgação
# Cryogenic Electron Microscopy Explained.
Observar o mundo em escala nanométrica sempre foi um desafio. Químicos, biólogos, físicos e cientistas da computação trabalharam juntos para desenvolver uma técnica para que hoje possamos observar as finas estruturas de células, vírus, proteínas e ... Veja vídeo produzido pelo CNRS (França) clicando aqui.


* “As Mined”
# Scientist use AI to predict side effects from drug combinations.
Equipe da Universidade de Stanford está usando um novo sistema de inteligência artificial (IA) para prever melhor os possíveis efeitos colaterais de combinações de medicamentos.

# Communicating with nanoparticles.
A vida é toda baseada em comunicação. Das sociedades até os órgãos, passando por tecidos e células, a comunicação é vital para manter todas as partes trabalhando em harmonia. Pesquisadores, trabalhando nas fronteiras da nanotecnologia, estão fabricando materiais funcionais que podem estabelecer comunicação entre si.

# How can nanotechnology be used to help limit climate change ?
A nanotecnologia poderia fazer parte da solução ?

# UoH researchers use Nanotechnology to boost plant immunity.
Pesquisadores da Universidade de Hyderabad (UoH), Índia, usaram a nanotecnologia para aumentar a imunidade das plantas, desenvolvendo uma abordagem 'inovadora' para seu uso...

# European Food Safety Authority publishes new guidance on nanotechnologies in food and feed.
A EFSA (European Food Safety Authority) publicou orientação sobre como avaliar a segurança de aplicações de nanociência e nanotecnologia. A orientação fornece sugestões práticas sobre os tipos de testes necessários e os métodos que podem ser aplicados.

# New testing finds synergistic combination leads to toxicity in nanomaterials.
Novo estudo mostrou que a atenção frente ao surgimento da toxicidade - em formulações de produtos envolvendo nanomateriais -, pode ajudar a indústria a continuar avançando.

# Ionic liquid formulation makes oral insulin pill.
Será que estamos chegando ao fim das injeções de insulina ?


* LQES Cultural
Cultura da Ciência
# From Alchemy to Chemistry.
Até recentemente, a corrente principal das idéias científicas não conseguia reconhecer numerosos cientistas islâmicos e seus grandes esforços e conquistas ao longo dos séculos. Este pequeno artigo procura contribuir para corrigir essa injustiça, destacando as contribuições e atitudes dos muçulmanos em relação ao progresso da química.


LQES NEWS - Ano XVII - número 400 - 01 de julho de 2018.

* Em Pauta
Editorial
# LQES NEWS chega a sua edição 400.
Boletim quinzenal publicado, sem qualquer interrupção desde o ano 2000 pelo Laboratório de Química do Estado Sólido do IQ-Unicamp, mantém sua busca incessante pela "contextualização científica e tecnológica ao lado dos aspectos de aplicação, de inovação e mesmo estratégicos".


Novidades de C&T&I e do LQES
# Peixes como bioindicadores ambientais.
Palestra especial de Adalberto no Simpósio Brasil-França sobre Biodiversidade tratou da capacidade adaptativa dos peixes amazônicos e formas de melhoramento desses animais.

# Cartaz inovador se dissolve com a chuva e elimina mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Em um país tropical como o Brasil, chove o ano todo, não importa a estação. Isso aumenta o acúmulo de água parada e os focos do mosquito Aedes aegypti.

# Educação Superior.
Primeira mulher negra eleita reitora toma posse em universidade baiana.

# Países da CPLP reafirmam compromisso de fortalecer cooperação científica.
Para Ministro Kassab, CPLP oferece um caminho para fortalecer os laços culturais e históricos também por meio da cooperação científica e tecnológica.

# Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO).
Sistema de laboratórios direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em nanociências e nanotecnologia, tendo como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto, mediante submissão de propostas de projetos de PD&I ou de requisição de serviços.

# Novo material pode revolucionar geração de energia solar.
Grupo internacional, com participação de pesquisadores da Unicamp, obtém novo material a partir de minério de ferro com aplicação como fotocatalisador.


* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# Talking to Pauling’s ghost.
Michelle Francl "levanta a poeira" das anotações de Pauling sobre ligação química para explorar a relação ilusória entre promoção eletrônica e hibridização.

# The productivity paradox.
Para se tornar mais rico, um país precisa de um forte crescimento na produtividade - a produção de bens ou serviços através de insumos de trabalho e capital. Para a maioria das pessoas, pelo menos em teoria, maior produtividade significa a expectativa de aumento de salários e oportunidades de emprego abundantes.


* “As Mined”
# Shining a light on gene regulation.
Método promissor envolve o revestimento de nanopartículas com agentes e-reguladores e, em seguida, os expõem a uma dose de radiação laser para realizar a liberação.

# Efficient, eco-friendly production of fine chemicals with single-atom catalyst.
Engenheiros químicos desenvolveram um novo catalisador capaz de formar uma ligação entre dois átomos de carbono de forma econômica e ecológica.

# Nanotechnology in the Chemical Industry.
A nanotecnologia e a indústria química andam de mãos dadas, já que muitas áreas da nanotecnologia funcionam por causa dos princípios químicos fundamentais (e interações) que fundamentam muitos mecanismos e fenômenos da nanotecnologia.

# Water may not be the only sign of alien life.
Novo estudo sugere a procura de elementos "bioessenciais" na busca de vida alienígena.

# Tracking cancer-cell development with “drinkable” electronic sensors.
Graças a uma abordagem pouco ortodoxa proposta pelos pesquisadores da EPFL, os pacientes poderão, em breve, rastrear suas doenças simplesmente bebendo uma solução contendo milhões de minúsculos sensores eletrônicos disfarçados de bactérias.

# MIT scientists discover fundamental rule of brain plasticity.
A descoberta fornece uma explicação de como o fortalecimento e o enfraquecimento sináptico se combinam nos neurônios para produzir plasticidade.


LQES Cultural
Cultura da Ciência
# Quando Pitágoras nasceu, o teorema já tinha sido usado 2 mil anos antes.
Stonehenge não foi construído em um dia, e com certeza o Teorema de Pitágoras também não. Mas será essa a única semelhança entre o monumento e a fórmula matemática ? Pesquisadores defendem agora que o teorema foi aplicado na construção do monumento, 2 mil anos antes do nascimento do matemático.


 © 2001-2018 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco