Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

LQES News anteriores

2018
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003


em foco

hot temas

 

LQES NEWS - Ano XVII - número 399 - 15 de junho de 2018.

* Em Pauta
# Brasil perde R$ 5,7 bilhões por ano ao não reciclar resíduos plásticos.
O tratamento dos resíduos ainda é inadequado, apontam especialistas.

# Educação é direito universal, defendem dirigentes na abertura da Cres 2018.
Cerca de cinco mil pessoas participaram da cerimônia realizada em Córdoba.

# Lançada pedra fundamental de Reator Multipropósito.
O Centro Experimental Aramar, em Iperó, São Paulo, promoveu cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Reator Multipropósito Brasileiro.


* Pontos de Vista
Editorial
# Bacterial nanotechnology.
O Prêmio Kavli de 2018 reconhece cientistas que trabalham no campo da biologia básica e nos lembra da importância da pesquisa fundamental para descobrir as tecnologias do futuro.

Divulgação Geral
# Fashion biomimicry through the lenses of Biotechnology, Nanotech and Artificial Intelligence.
Baseada numa combinação de biotecnologia, inteligência artificial e nanotecnologia, a próxima geração de roupas de luxo e da moda funcionará como corpo ...


* “As Mined”
# Nano-Saturn.
Formação de complexos macrocíclicos supramoleculares: antraceno e fulereno C60.

# Nanotechnology for plant nutrition.
Usando uma plataforma de transporte nanométrico para plantas, pesquisadores aumentaram a taxa de penetração de nutrientes de 1% para aproximadamente 33%.

# A nanotech sensor turns molecular fingerprints into bar codes. 
Um novo sistema desenvolvido na EPFL, Suíça, pode detectar e analisar moléculas com alta precisão sem a necessidade de equipamento volumoso. Ele abre a porta para a detecção de materiais em larga escala baseada em imagens com auxílio da inteligência artificial.

# The role of nanotechnology in the oil and gas industry.
A nanotecnologia é hoje reconhecida como tendo aplicações importantes em muitos setores - incluindo petróleo e gás. As organizações destes setores devem estar cientes do seu potencial impacto e das oportunidades que ela pode ensejar.

# Fungal vine disease fought with nanotechnology.
As doenças fúngicas em plantas causam prejuízos de milhões de euros na agricultura todos os anos. Muitas vezes, as culturas não podem ser tratadas por meio de produtos químicos comerciais. Cientistas liderados pelo Dr. Frederik R. Wurm, do Instituto Max Planck de Pesquisa em Polímeros, em Mainz, Alemanha, estão desenvolvendo uma proteção, baseada em nanotecnologia, utilizando o mínimo de agentes ativos evitando, com isso, a pulverização excessiva de fungicidas.

# From face recognition to phase recognition.
Rede neural captura arranjos em escala atômica.

# Scientists develop material that could regenerate dental enamel.
Pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres desenvolveram uma nova maneira de produzir materiais mineralizados que podem regenerar tecidos duros, como esmalte dental e ossos.


LQES Cultural
Cultura da Ciência
# Juliano Moreira : médico e acadêmico.
Foi o primeiro professor universitário brasileiro a citar e incorporar a teoria psicanalítica no ensino da medicina e 2o. Presidente da Academia Brasileira de Ciências.


LQES NEWS - Ano XVII - número 398, Especial - 07 de junho de 2018.

* Boletim Especial - Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (2)

# “Nós devemos usar os dados de uma forma ética e justa”.
Diretora do Instituto de Ciência de Dados da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Jeanette Wing ressaltou em entrevista exclusiva para a Ascom ABC sua posição pelo uso responsável dos dados em benefício da sociedade e o foco de seu trabalho em formar cientistas com consciência ética.

# “Se vamos planejar o futuro, precisamos entender o passado”.
O geneticista mineiro Sérgio Pena falou sobre a origem genética do povo brasileiro, dando uma visão baseada em evidências que mostra quem somos e de onde viemos. Para a Ascom ABC, ressaltou que o que nos tornaremos depende da juventude de hoje e das próximas gerações.

# “Não existem perguntas idiotas”.
A física argentina Gabriela Gonzales, líder do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro (LIGO/EUA), diz que quem se interessa por ciência não deve ter medo de perguntar, porque é assim que se faz ciência.

# “As nações que mais conseguem combater a desigualdade são as nações com uma democracia forte".
Codiretor do Instituto Internacional de Desigualdades da London School of Economics, Michael Savage afirmou em sua conferência na Reunião Magna da ABC que o caminho para a redução da desigualdade passa fundamentalmente por educação e boa aplicação dos impostos.

# Kazuhiro Kosuge, engenheiro : ‘Uso de robôs como arma deve ser proibido.'
Pesquisador veio ao Brasil para participar da ‘Reunião Magna 2018 : Imaginando o Futuro’, evento da Academia Brasileira de Ciências, e foi entrevistado pelo jornal O Globo para a coluna "Conte algo que eu não sei".

# "Nós devemos enfraquecer o status quo".
A economista Mariana Mazzucatto apresentou uma das Palestras Magnas da Reunião Magna da ABC 2018. Em entrevista exclusiva para NABC, disse que para que as mulheres consigam as mesmas oportunidades que os homens precisam combater o status quo na teoria e na prática.

# “Escolha uma carreira que lhe permita ter um grande impacto no mundo."
O chefe do Departamento de Inteligência Artificial da Google Jeffrey Dean foi um dos palestrantes da Reunião Magna da ABC. Ele destaca em entrevista que o mais interessante da área de computação e da ciência em geral é que um pequeno grupo de pessoas pode fazer a diferença no mundo.

# Sidarta Ribeiro, neurocientista : ‘O sonho é um oráculo probabilístico.'
Pesquisador veio ao Rio para participar da ‘Reunião Magna 2018 : Imaginando o Futuro’, evento da Academia Brasileira de Ciências, e foi entrevistado pelo jornal O Globo para a coluna "Conte algo que eu não sei".


LQES NEWS - Ano XVII - número 397 - 03 de junho de 2018.

* Em Pauta
# Ciclodextrinas: um sacarídeo muito especial.
Livro destaca fundamentos e aplicações destas fantásticas moléculas. Editor Científico do LQES NEWS foi convidado para escrever o prefácio.

# Poluição em São Paulo diminuiu pela metade com greve dos caminhoneiros.
De acordo com o patologista Paulo Saldiva, greve permitiu experimento natural raro que possibilitará medir o custo real da poluição na capital paulista, que inclui internações, mortes e incapacitação.

# Como evitar que as gotas de água se transformem em gelo nas superfícies dos aviões ?
"As nanopartículas criam um ângulo e o ar fica preso entre estas. Por isso, a gotas de água não conseguem penetrar e ficam dispersas na superfície", ...

# Brasil dá novo passo na cadeia de produção de superímãs.
Em projeto Embrapii, IPT obtém primeiras tiras de liga didímio-ferro-boro produzidas com matéria-prima brasileira.

# Plataforma usa inteligência artificial para diagnosticar Zika e outros patógenos.
Método criado na Unicamp alia análise do soro sanguíneo por espectrometria de massas a algoritmo capaz de encontrar padrões associados a enfermidades – tanto de origem viral, como bacteriana, fúngica e até mesmo genética.


Artigo de Opinião
# Qual é o propósito da Ciência ?
Uma teoria com beleza matemática é mais provável de ser correta do que uma teoria feia que concorde com alguns dados experimentais. (Paul Dirac, 1902-1984).

# Comunicação e avaliação por pares devem ser universalmente separados.
Durante muito tempo – séculos, na verdade – a comunicação científica se deu através da publicação de resultados de pesquisas e análises em periódicos.

# US Academies examine open science and reproducibility.
A despeito do importante papel que a pesquisa científica desempenha na sociedade, preocupações sobre integridade, transparência e reprodutibilidade tornaram-se recentemente ponto de discussão, tanto dentro da comunidade científica, como entre os formuladores de políticas.


* “As Mined”
# Sensor can instantly detect gunshots, ID weapons during school shootings.
Pesquisadores americanos utilizaram conjuntamente, expertises em sensores acústicos, processamento de sinal e engenharia de sistemas embarcados, para desenvolver um detector de tiros de baixo custo projetado especificamente para a detecção indoor.

# Turning hair into a biomedical nanomaterial.
Cientistas descobriram que as micro e nanoestruturas hierárquicas do cabelo humano podem ser transformadas em micro e nanopartículas hierárquicas usando um procedimento top-down simples.

# Chameleons are masters of nanotechnology (video).
Os camaleões são os mestres da cor mais talentosos da natureza. Eles usam suas habilidades únicas de mudança de cor por vários motivos.

# Nanotech could be the saviour of Old Masters. 
Uma abordagem em duas frentes oferece uma alternativa aos atuais métodos de conservação de pinturas.

# Recombinant E. coli as a biofactory for the biosynthesis of diverse nanomaterials.
Grupo de pesquisa em metabólica desenvolveu uma cepa de E. coli recombinante que biossintetiza 60 diferentes nanomateriais cobrindo 35 elementos da Tabela Periódica.

# Nanotube analysis system is able to identify pollutants from cosmetics in seawater.
Grupo de pesquisa da Universidade de Córdoba desenvolveu método que detecta a presença de poluentes na água do mar, não só de maneira mais rápida e eficiente como também em concentrações muito baixas.


LQES Cultural
Cultura da Ciência
# Joseph Fourier : mathematician, physicist and egyptologist.
Maio de 2018 marca os 188 anos de falecimento do célebre savant francês.


 © 2001-2018 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco